IV Congresso Paraense de Educação Especial discute tecnologias assistivas, acessibilidade e inclusão educacional

• Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 15h08
  • Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2017, 16h55

congressoComeça nesta quarta-feira (18), a programação do IV Congresso Paraense de Educação Especial. O evento, realizado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA) e do Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Contexto de Formação, Políticas e Práticas de Educação Inclusiva e Acessibilidade espera receber mais de 600 pessoas, entre participantes inscritos e pesquisadores convidados.

Profissionais da Educação Especial, professores, estudantes e diversos pesquisadores do Pará e de diferentes estados do país se reúnem, em Marabá, para estabelecer diálogos sobre propostas, socialização, divulgação de conhecimentos e experiências produzidos a respeito da Educação. O objetivo é contribuir com a avaliação de políticas públicas e oportunizar subsídios teóricos e práticos para a escolarização de alunos com deficiência no contexto educacional da Amazônia paraense.

Ao longo dos três dias de evento serão realizadas palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, comunicações orais e relatos de experiência, além de lançamento de livros e apresentações culturais. Durante o Congresso serão apresentados mais de 50 trabalhos acadêmicos que abordam a temática central do evento e nove relatos de experiências. Também foram aprovados no evento a oferta de oito minicursos e 10 oficinas. O evento conta com 28 palestrantes e 10 mesas-redondas temáticas.

As palestras acontecem no auditório da Faculdade Metropolitana e a maior parte das oficinas, minicursos e apresentações orais serão realizados em salas de aula da Faculdade.  A programação completa do evento está disponível no site  https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/CPEE2017.

Presenças ilustres e pesquisadores de renome nacional confirmaram presença no evento, entre elas, a Profa. Dra. Gerusa Ferreira Lourenço - Universidade Federal de São Carlos/UFSCar- Campus São Carlos – SP, Profa. Dra. Andréa da Silva Miranda – Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, Prof. Dr. Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Profa. Dra. Márcia Denise Pletsch – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ e o Prof. Dr. Eder Pires de Camargo – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

A confirmação da inscrição e garantia de participação nas atividades do evento com direito a certificação é condicionada à doação de um brinquedo ou jogo pedagógico (novos) mais 1 kg (um) de alimento não perecível (especialmente leite em pó). Todas as doações serão organizadas em kits e distribuídas a instituições públicas, instituições filantrópicas sem fins lucrativos, órgãos públicos, projetos sociais e espaços de acolhimento de educação infanto-juvenil e de pessoas idosas.

De acordo com a organização do evento, o 4º Congresso Paraense de Educação Especial pretende incentivar debates, disseminar experiências, pesquisas e propostas em educação especial com o uso das tecnologias assistivas como ferramenta e estratégia essencial à efetivação de políticas de inclusão nos diversos espaços da vida social aos quais as pessoas com deficiência têm direito, especialmente de acesso à educação. Cerca de 100 pessoas integram a comissão organizadora do evento, que tem a coordenação geral da professora da Unifesspa, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo.