Prorrogadas as inscrições para Simpósios Temáticos e GT da III Semana de História

• Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 16h20
  • Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 16h12

22490141 1109701292466046 4893495953815481782 nA Coordenação da III Semana de História da Unifesspa prorrogou o prazo para as inscrições nos Simpósios Temáticos e no Grupo de Trabalho Historiação. Os interessados têm até sexta-feira, dia 20 de outubro, para submeter seus trabalhos acadêmicos. A III Semana de História da Unifesspa acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de novembro de 2017, na Unidade I do Campus Marabá (Folha 31). O evento, promovido pela Faculdade de História (FAHIST) abordará como tema central: “Os desafios da História em tempos de crises: diálogos, limites e possibilidades”.

O evento vem se constituindo como um importante espaço para ampliação dos debates e das reflexões sobre uma diversidade de temas que estão ligados ao universo do profissional que pesquisa, estuda e ensina a História, mas também as áreas correlatas que formam as humanidades. As inscrições devem ser feitas pela internet no site: https://goo.gl/BXz3SP

Durante a III Semana de História da Unifesspa serão realizadas duas conferências tematizando questões que dialogam diretamente com a problemática central. A primeira palestra intitulada “ Os desafios da educação democrática em tempos de crise”, e temática do evento, será ministrada pelo prof. Dr. Fernando Penna, da Universidade Federal Fluminense (UFF). A palestra de encerramento ministrada pela professora Maria Joana Pedro, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem como tema “Feminismos e democracia: limites e possibilidades”.

Na programação do evento haverá a presença de pesquisadores da Unifesspa e de pesquisadores de diferentes instituições do Brasil, que contribuirão com o debate, entre eles o Prof. Dr. Fernando Penna – Universidade Federal Fluminense (UFF), Profa. Dra. Joana Maria Pedro – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Profa. Dr. Juciene Ricarte – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Profa. Dra. Cristiani Bereta – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Anderson Ribeiro Oliva (a confirmar) – Universidade de Brasília (UnB), Prof.ª. Dr.ª Teresa Almeida Cruz – Universidade Federal do Acre (UFAC) que irão colocar em debates questões ligadas aos desafios da História em tempos de crise no que tange ao ensino, às questões indígenas e às questões afro-brasileiras. Além de palestras o evento contará com várias atividades desdobradas em mesas-redondas, minicursos, grupo de trabalho, lançamento de livros, cine-história, simpósios temáticos e o grupo de trabalho denominado Historiação.

O Grupo de Trabalho Historiação (GT) é um espaço destinado prioritariamente a fortalecer os diálogos e trocas entre as atividades desenvolvidas na academia e na educação básica, voltado para receber e refletir sobre as experiências exitosas (ou não, mas que necessitam ser debatidas) dos professores que atuam na educação básica e os trabalhos desenvolvidos nas Práticas Curriculares Continuadas da FAHIST da Unifesspa.

A III Semana de História é uma ação conjunta da FAHIST, do Centro Acadêmico de História Dina Teixeira e dos Grupos de Pesquisa iTemnpo, RTP-AINHA, contando com o apoio da Reitoria da Unifesspa, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) e do Instituto de Ciências Humanas (ICH).