Pesquisa de professor da Unifesspa na área de mercado de capitais é publicada na Revista Race

• Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 17h03
  • Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 09h44

pesquisa RACEEstá disponível para acesso de alunos, professores e demais pesquisadores da área da Contabilidade a pesquisa do docente da Unifesspa, Paulo Henrique Leal, lotado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) - Campus de Rondon do Pará. O artigo intitulado “Determinantes da divulgação de informações de risco de mercado por empresas não financeiras” foi publicado na Revista  de Administração, Contabilidade e Economia – RACE, uma das mais conceituadas na área de Ciências Sociais Aplicadas. O trabalho está disponível no volume 16, número 2, edição maio/agosto, ano de 2017 e pode ser acessado pelo link: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/race/article/view/12204/pdf.

O artigo investiga os fatores determinantes do nível de observância das empresas não financeiras às exigências de divulgação definidas no pronunciamento CPC 40 (R1). O CPC é o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, que aqui no Brasil é o órgão chave para auxiliar os profissionais contábeis no que se refere à internacionalização da contabilidade brasileira, auxiliando a contabilidade brasileira a aderir aos padrões internacionais de contabilidade.

O CPC sempre objetiva esclarecer normas de Mensuração, Reconhecimento e Divulgação de informações contábeis. O referido artigo centra-se nesse último tópico (divulgação de informações contábeis). O referido artigo realizou a análise em 113 empresas listadas na bolsa de valores brasileira (a BM&FBovespa - Bolsa de Mercadorias e Contratos Futuros, Bolsa de Valores de São Paulo) no ano de 2013.

Também assinam a pesquisa os professores Benedito Manoel do Nascimento Costa, professor Assistente no Departamento de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Vera Maria Rodrigues Ponte, professora Associada I no Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará. "Foi uma pesquisa utilizando a amostra de grandes empresas listadas na bolsa de valores nacional. Para verificar os fatores determinantes da divulgação de informações sobre risco de mercado pelas empresas, os autores utilizaram análises estatísticas como correlação e regressão linear", explicou Paulo Henrique Leal.

A pesquisa constatou que alguns fatores são determinantes para que as empresas divulguem as informações sobre risco de mercado (definidas no CPC 40 R1), tais fatores foram identificados como o Nível de Risco da Empresa, Tamanho da Empresa e o Setor de Atuação da Empresa, podendo ser dito que as empresas com maiores níveis de risco, empresas maiores, e empresas de alguns setores de atuação tendem a divulgar mais informações sobre risco de mercado, tornando-se empresas mais transparentes para seus investidores do mercado de ações da Bolsa de Valores.