Programação cultural emociona público na abertura do IV Congresso Paraense de Educação Especial
Com uma apresentação emocionante do projeto Companhia de Dança da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Marabá foi aberta a programação do IV Congresso Paraense de Educação Especial – IV CPEE. Os alunos, conduzidos pela professora de dança Thisiane Amorim e a terapeuta ocupacional, Eleyr Santis Rosa, apresentaram a dança contemporânea "Alegria" e emocionaram a plateia com um show de arte e determinação. Na abertura oficial do evento, o público também foi presenteado com uma bela execução do Hino Nacional, entoado pela cantora lírica Ângela Maria Borges, acompanhada pela intérprete em libras, Miciléia Loiola.
Mais de 700 pessoas fizeram inscrição no evento, promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) da Unifesspa. Professores da Educação Especial, secretários municipais, autoridades políticas, alunos, pesquisadores de várias regiões do país, pessoas com diferentes deficiências, além de familiares de crianças autistas, com superdotação e altas habilidades lotaram o auditório da Faculdade Metropolitana para a palestra de abertura sobre tecnologias assistivas, acessibilidade e inclusão educacional.
Para discutir o tema central do Congresso, foram convidadas as professoras doutoras Gerusa Ferreira Lourenço (UFscar – Campus São Carlos) e Andréa da Silva Miranda (UFRA), com a mediação da Profa. Dra da Unifesspa e coordenadora geral do evento, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo. As primeiras três fileiras do auditório foram reservadas ao público com deficiência. O evento também contou com audiodescrição e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Vários intérpretes de Libras se revezavam durante as falas e palestras para garantir acessibilidade aos participantes do Congresso.
Também marcam presença no IV CPEE os pesquisadores de renome nacional, o Prof. Dr. Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, a Profa. Dra. Márcia Denise Pletsch – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ e o Prof. Dr. Eder Pires de Camargo – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
Números do Congresso
Ao longo dos três dias de evento, serão apresentados 60 trabalhos acadêmicos, com comunicações orais e relatos de experiência; serão realizados 17 oficinas e minicursos e o público poderá interagir com os 28 palestrantes nas conferências centrais e 10 mesas redondas, com importantes espaços formativos e de diálogo sobre a temática do evento. As palestras acontecem no auditório da Faculdade e a maior parte das oficinas, minicursos e apresentações orais serão realizados em salas de aula da Faculdade. A programação completa do evento está disponível no site: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/CPEE2017.
Durante a solenidade de abertura, a coordenadora geral, Lucélia Rabelo, deu as boas-vindas aos congressistas e destacou a importância do evento para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à inclusão das pessoas com deficiência. “Queremos que esses espaços de diálogos e trocas sejam bem aproveitados por todos os congressistas. São espaços formativos que cumprem a grande finalidade desse evento, que nasceu de um sonho e, hoje, só é concretizado por um coletivo. São 130 pessoas que se doaram, unidos ao Naia, para que esse evento aconteça da melhor forma possível”, afirmou Lucélia, homenageando a equipe de trabalho do IV Congresso Paraense de Educação Especial.
Compuseram a mesa de honra do evento a professora doutora Fernanda Carla Lima Ferreira, representando o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro; o vice-prefeito de Marabá, Toni Cunha; a diretora da Apae de Marabá, Maria do Socorro Cavalcante; Profa. Dra. Lucélia Rabelo, coordenadora do Naia; Ademar dos Santos, representante da Associação dos Deficientes Visuais de Marabá; Alcinara Jadão, representante da 4ª URE; Edson Rodrigues dos Santos, representante do Conselho da Pessoa com Deficiência; José Orlando Lima Morais, representante da Secretaria de Educação de Marabá; Hugo de Araújo Freire, representante de pessoa com deficiência da sociedade civil; Paulo Eduardo de Oliveira, representante da Faculdade Metropolitana; Pedro Patrício de Medeiros, representante da Amat; Kátia Cunha da Silva, representante dos discentes da Unifesspa; e o representante do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) do Governo do Pará, Meive Ausonia Piacesi.
Ao final do evento, o Naia realizará a entrega dos brinquedos, jogos pedagógicos e alimentos arrecadados durante o credenciamento no Congresso. Todas as doações serão organizadas em kits e distribuídas a instituições públicas, instituições filantrópicas sem fins lucrativos, órgãos públicos, projetos sociais e espaços de acolhimento de educação infanto-juvenil e de pessoas idosas.
Redes Sociais