Políticas de inclusão, protagonismo e superação da exclusão são discutidos no 2º dia do IV CPEE

• Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 15h28
  • Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2017, 17h33

IV CPEE 0217Políticas de inclusão no Ensino Superior que garantam o acesso, permanência e aprendizagem dos alunos com deficiência. Esse foi o tema que abriu o segundo dia de palestras e debates no 4º Congresso Paraense de Educação Especial (IV CPEE), promovido pela Unifesspa com apoio de diversos parceiros. Para conduzir as discussões sobre o tema, o evento recebeu o Prof. Dr. Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O palestrante convidado é docente do Departamento de Fisioterapia, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Presidente da Comissão Permanente de Apoio aos Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais ( CAENE/UFRN). Tem pós-doutorado na Universidade do Algarve em Portugal (2015-2016) pelo Programa Estágio Sênior no Exterior/CAPES. Atualmente, desenvolve e orienta pesquisas na área de Educação com ênfase em Educação Especial/Inclusiva.

Após cumprir agenda institucional, em Brasília, o reitor da Unifesspa fez questão de prestigiar a 4ª edição do Congresso. Durante um emocionado discurso de saudação aos congressistas, Maurílio Monteiro reiterou o compromisso da Unifesspa com a acessibilidade e inclusão acadêmica, visando a permanência dos alunos e êxito na vida universitária, até a conclusão do curso.

A coordenadora geral do evento, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, relembrou a atuação da gestão no processo de criação do NAIA e destacou a sensibilidade e compromisso da Reitoria nas questões de acessibilidade, fazendo com que a Unifesspa se torne referência entre as universidades do país.

“A Unifesspa foi a primeira universidade no País a reservar duas vagas por curso a pessoas com deficiência. Nunca há empecilho quando a gente trata de qualquer questão relacionada ao direito da pessoa com deficiência na Unifesspa. Criamos o Núcleo, em 2014, e desde então temos tido apoio de forma irrestrita. O sucesso que tem tido nosso trabalho não seria possível sem abertura do reitor, que desde o início abraçou essa causa. É uma postura de quem valoriza essa política, por isso o agradeço publicamente”, disse Lucélia Rabelo.

Ainda pela manhã houve debates e trocas de experiências acerca do tema “Protagonismo, militância e lutas pela superação das condições de exclusão”, com a participação das palestrantes: Profa. Ma. Pâmela do Socorro da Silva Matos – UNIFAP, Prof. Dr. Werventon dos Santos Miranda - Servidor da Prefeitura Municipal de Nova Ipixuna, e mediação da Profa. Dra. Gerusa Ferreira Lourenço.

À tarde, foi destinada a programação de oficinas, minicursos, além de apresentações orais e relatos. O segundo dia do Congresso também foi marcado por lançamentos de livros e apresentações culturais. O evento encerra na sexta-feira (20), com a  presença dos palestrantes Profa. Dra. Márcia Denise Pletsch – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ, Prof. Dr. Eder Pires de Camargo – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP e mediação da Profa. Dra. da Unifesspa, Luciana Bezerra de Souza Gianasi.

IV CPEE 0237

IV CPEE 0319