Professor lança livro sobre a experiência de Orçamento Participativo de Olinda

• Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2017, 15h49
  • Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 15h20

Livro Poder Local 0146Será lançado nesta segunda-feira, dia 6 de novembro, às 19h, no auditório da Unidade I do Campus de Marabá, o livro “O poder local e as políticas de participação popular: o orçamento participativo de Olinda”, organizado pelo professor do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Prof. Dr em Ciências Sociais Cloves Barbosa.

A livro apresenta a experiência de participação e envolvimento popular nas decisões políticas do município de Olinda, vivência comumente conhecida como Orçamento Participativo. A obra demonstra esta experiência que se prolongou de 2001 até 2010, relacionando teoria e prática, a partir de reflexões críticas sobre esta maneira de fazer política.

A obra de 223 páginas é dividida em duas seções. A primeira possui um capítulo sobre as formações sociais e o poder político e o outro sobre a discussão sobre Estado e as suas políticas. A segunda seção apresenta foco na construção do orçamento participativo, sendo também organizada em dois capítulos, um sobre a experiência do orçamento participativo em Olinda e outro sobre a definição dos critérios de distribuição de recursos. A terceira e última seção apresenta as perspectivas das gestões participativas com capítulos sobre concepções e práticas de cogestões e políticas orçamentárias participativas.

Também assinam o livro os professores Paulo Fernando Corrêa Valença e Vera Lúcia Ferreira Gomes; e o economista João Batista de Sousa Farias, ambos profissionais que compuseram a equipe do Orçamento Participativo, em Olinda. Professores, estudantes, gestores e demais pesquisadores interessados no tema estão convidados para prestigiar o lançamento da obra na Unifesspa.