Lançamento

Professor apresenta conferência sobre obra de Judith Teixeira, em congresso internacional

• Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 10h09
  • Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 14h30
  • Acessos: 2030

WhatsApp Image 2017 11 10 at 21.39.09O professor doutor Fabio Mario da Silva, diretor geral do Instituto de Estudos do Xingu (IEX) da Unifesspa, é o organizador principal de uma obra dedicada a única mulher assumidamente modernista em Portugal, Judith Teixeira. O lançamento da obra Judith Teixeira: ensaios críticos. No Centenário do Modernismo, Edições Esgotadas, 2017, será lançado no próximo dia 16 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, durante o Congresso Internacional do 100Futurismo.

Durante o evento, o professor Fabio Mario também apresenta uma comunicação com um título “ O Futurismo” em Judith Teixeira. O Congresso foi realizado também no Brasil, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade Federal Fluminense, nos meses maio e junho de 2017 e, termina este mês, em Portugal, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

A programação conta com conferências plenárias, comunicações, mesas redondas, painéis temáticos, exposições, colóquios paralelos, programas artísticos de teatro, concertos, passeios literários, com o objetivo de intensificar os laços históricos e culturais entre Brasil e Portugal, refletindo amplamente sobre os trabalhos, as obras, a herança, deixados por uma plêiade de personalidades portuguesas que se destacaram pelo gesto futurista, a relação do Futurismo e das vanguardas europeias com a Semana de Arte Moderna de 1922; a ligação, no registo futurista, entre literatura e outras artes; a relação entre Futurismo e outras vanguardas do século XX nos espaços de língua portuguesa; a relação entre futurismo, vanguardas e ideologias; a tradição das revistas literárias, entre outros pontos.

Mais informações sobre o evento no site:https://www.100futurismo.com.