Sociedade prestigia inauguração de prédio e comemora consolidação da Unifesspa na Região
Mais de duas mil pessoas, entre membros da comunidade acadêmica, gestores municipais, autoridades políticas, população de Xinguara e de cidades vizinhas prestigiaram a solenidade de inauguração do prédio de quatro pavimentos do Campus Universitário de Xinguara, um momento histórico para comunidade acadêmica e a sociedade que comemoram a consolidação da Unifesspa na Região.
Com a nova e moderna estrutura, o Campus instalado no município em 2014, ofertando inicialmente o curso de História, amplia e fortalece o ensino superior com a implantação dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Geografia, a partir de 2018.
"Esse Campus é a concretização de um sonho. Um marco importantíssimo para a sociedade que lutou por isso. Estamos diante de um prédio lindo, pronto para ser preenchido com o que há de mais valioso e significativo que é o capital humano, trazendo mais oportunidades de vida para a população”, declarou o estudante do 7° período do curso de História, Raimundo do Nascimento, o primeiro integrante da mesa de honra a se pronunciar na solenidade.
Deputados estaduais e federais também discursaram demonstrando apoio à Instituição e destacando a importância da Unifesspa para o desenvolvimento regional. O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho e o governador em exercício, Zequinha Marinho, elogiaram a gestão da Unifesspa pelos inúmeros avanços ao longo dos quatro anos de criação.
“Acompanhamos a luta do reitor, o seu trabalho e peleja pra fazer a Unifesspa presente nas principais cidades dessa região. Quantas vezes o encontramos em Brasília lutando por essa universidade. Assim se constrói a mudança”, afirmou o governador em exercício, tecendo elogios à Reitoria da Unifesspa.
“Hoje, é um momento histórico na vida daqueles que fazem essa região do Brasil, momento que representa não só desenvolvimento para nosso Estado, mas desenvolvimento com justiça social, que apenas a educação é capaz de promover”, destacou o ministro Helder Barbalho.
O prefeito de Xinguara, Osvaldo Assunção, também comemorou o avanço da Unifesspa no Município e assinou acordos de cooperação técnica com a Instituição para ações de melhoria no entorno do prédio, além de viabilizar transporte público aos alunos e servidores. “A Prefeitura vai proporcionar transporte colocando ônibus à disposição dos veteranos e novos estudantes que ingressam a partir do ano que vem com os novos cursos. Hoje é um dia de muita alegria e parabenizo toda a população de Xinguara e comunidade acadêmica por essa conquista”, disse.
Em seu discurso, o reitor Maurílio de Abreu Monteiro, agradeceu a todos pelo apoio à Unifesspa e fez uma homenagem especial aos servidores da Instituição, destacando o esforço coletivo para os avanços da Unifesspa. “Com apenas 4 anos já entregamos mais de 1300 diplomas! Tudo isso só é possível porque temos servidores corajosos, uma equipe comprometida com a qualidade, que respeita o dinheiro público e zela pelo ensino superior. Nós estamos construindo a mudança pela boa política, que insiste em dizer que é possível construir uma sociedade mais justa” encerrou o reitor. Ao final dos discursos, o público acompanhou o ato de descerramento da placa pelas autoridades.
Com aproximadamente 2 mil m2 de área construída, a edificação possui quatro pavimentos com 14 salas de aula, laboratório de informática, ambientes para professores, secretaria acadêmica, biblioteca, além da estrutura de banheiros e elevador. O pavimento térreo do prédio abrigará o corpo administrativo do Instituto, além da biblioteca central do Campus Universitário de Xinguara. Os demais pavimentos serão divididos em salas de aulas, laboratório e miniauditório. Todos os andares possuem banheiros masculino e feminino e banheiros com acessibilidade para pessoas com deficiência.
No primeiro pavimento, a comunidade acadêmica conta com um amplo laboratório de informática, com 30 computadores para atender aos alunos do IETU. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) da Unifesspa, a edificação também foi concebida visando a economia de energia elétrica, utilizando apenas lâmpadas de LED e centrais de ar com classificação A do Inmetro. Essas ações fazem parte de um projeto integrado de eficiência energética na Instituição.
Redes Sociais