ENADE 2017

Estudantes da Unifesspa fazem prova do Enade neste domingo, dia 26 de novembro

• Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 17h17
  • Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 14h08

Dentro da Materia ENADE 2017O Enade 2017 será realizado em 26 de novembro (domingo), às 13h30, pelo horário de Brasília, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) no campus sede e nos campi fora de sede. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. A participação no exame é obrigatória para alunos concluintes dos cursos selecionados pelo Ministério da Educação (MEC).

Os estudantes inscritos no Enade 2017 já podem acessar o cartão de confirmação da inscrição, que informa os locais de prova, horários, além de dados sobre atendimentos, se tiverem sido solicitados e aprovados. O documento foi disponibilizado na segunda-feira, dia 13, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no endereço enade.inep.gov.br.  Para acessá-lo basta fornecer CPF e a senha cadastrada na inscrição. A visualização do Cartão de Confirmação está vinculada ao preenchimento do Questionário do Estudante, obrigatório; sem ele o aluno fica irregular para prova.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e avalia o rendimento dos estudantes em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas para atuação profissional. Nesta edição farão prova apenas os alunos concluintes, ou seja, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES (Instituições de Educação Superior) até o final das inscrições do exame.

A prova, será constituída pelo componente de Formação Geral, comum a todas as áreas, composta por dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha; e pelo componente específico de cada área, composta por 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha. O concluinte tem quatro horas para resolver toda a prova.

Os resultados do Enade fazem parte de um conjunto de indicadores para a avaliação da qualidade da educação superior brasileira; seu conceito é fundamental para o desenvolvimento dos cursos e das instituições de educação superior. Para reforçar a importância da prova do Enade, o reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, convocou pró-reitores, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a coordenação dos cursos de graduação da Instituição para uma reunião, na manhã desta sexta-feira (17), na Unidade III do Campus de Marabá, para definir as ações que serão tomadas em prol de orientar e engajar os alunos que irão realizar o exame deste ano, para uma participação consciente na prova que será aplicada no domingo, dia 26.

A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores, ciclo que se repete a cada três anos. Nesta edição, o Enade será aplicado para avaliação de desempenho dos estudantes da Unifesspa concluintes dos cursos de bacharelado na área de Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Sistema de Informação; bacharelado ou licenciatura nas áreas de Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras – Português, Letras – Inglês, Matemática, Química e Pedagogia.

Para mais informações ou orientações sobre o Enade, os alunos selecionados devem procurar imediatamente a coordenação de seu curso ou a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), que funciona na Unidade III do Campus de Marabá, pelo telefone: (94) 2101-7103 / 7129, ou acessar o material de apoio, em caso de  dúvidas sobre o ENADE.