Curso de Matemática de Santana do Araguaia recebe nota 4 na avaliação do MEC

• Publicado: Sábado, 18 de Novembro de 2017, 15h40
  • Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 14h39

IMG 20171109 174446546 HDRA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) comemora mais um excelente resultado. O Ministério da Educação (MEC) avaliou o curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), de Santana do Araguaia com nota 4, numa escala conceitual que vai de 1 a 5. O resultado é mais um motivo de orgulho para a Instituição, que tem apenas quatro anos de existência.

A avaliação do MEC ocorreu entre os dias 9 e 10 de novembro de 2017, onde foram avaliadas três quesitos essenciais para a nota: a organização didático-pedagógica do curso, o corpo docente e a infraestrutura do prédio, dentre os quais se destacam: a oferta de curso presencial, com professores altamente qualificados, a maioria são doutores; a relação ensino-pesquisa-extensão, com realização de projetos e pesquisas; a capacitação e entrosamento da equipe com os discentes; a paixão dos acadêmicos pelo curso, pelos projetos e pesquisas; a oferta de bolsas e incentivo da Universidade para a permanência dos acadêmicos no curso.

O resultado da avaliação foi comemorado por toda a Instituição, em especial, pelos professores, alunos e técnicos administrativos que integram a comunidade acadêmica de Santana do Araguaia. "Essa nota reconhece o trabalho desenvolvido por todos. Agradecemos o compromisso, a responsabilidade e o empenho de todos para a qualidade do curso que estamos ofertando. Esperamos contar sempre com o apoio do reitor Maurílio Monteiro e de todos os colegas para o fortalecimento do curso e também do campus na região", destacou a coordenadora do IEA, Profª. Drª. Cecilia Orellana Castro.

Essa avaliação é fundamental para a qualificação do curso e para a emissão de diplomas, além de demonstrar a qualidade da oferta do curso pela Universidade. A diretora-geral do Campus de Santana do Araguaia, Profª. Drª. Maria Elizabete Rambo Kochhann ressaltou que "ficamos muito felizes com essa nota, pois é o fruto de muito esforço e dedicação. Esperamos agora continuar os trabalhos, buscar parcerias para garantir o prédio próprio, a oferta de mais cursos, como Engenharia Civil, e quem sabe Engenharia Agronômica, para fortalecer o campus no município de Santana do Araguaia."

O objetivo do curso de Licenciatura em Matemática do IEA é formar licenciados em Matemática para atuarem na Educação Básica, de acordo com os Parâmetros e Diretrizes Curriculares Nacionais, buscando a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem na área de Matemática e suas especificações teórico/práticas nas diferentes dimensões do trabalho pedagógico, em âmbito institucional e não institucional, colocando ao seu alcance as competências necessárias para intervir nas demandas específicas da região em que se encontra inserido.

IEA/Unifesspa

O Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), foi criado em 17 de setembro de 2013 através da Portaria nº 53 e iniciou suas atividades em setembro de 2014, sendo ofertado na modalidade presencial, com integralização em oito semestres, com oferta anual de 40 vagas e carga horária total de 3332 horas, estruturada em núcleos de formação I,II e III. Situando-se no campus de Santana do Araguaia (PA), em espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Santana do Araguaia, por um período de quatro anos, onde antes funcionava a Secretaria de Educação do Município. Atualmente oferta vagas para o curso de Licenciatura em Matemática, no período diurno e noturno.

A nova estrutura do IEA conta com amplas salas de aula, sala de professor, salas administrativas, biblioteca, laboratório de informática, espaço para cantina e almoxarifado.  Atualmente, o Instituto conta com dez docentes e seis técnicos-administrativos que trabalham diretamente com o curso de Matemática.

Corpo docente

Integram o corpo docente do curso, a Prof.ª Dr.ª Cecília Orellana Castro, Prof. Me. Helves Belmiro da Silveira, Prof. Dr. Manolo Rodriguez Heredia, Prof.ª Dr.ª Maria Elizabe Rambo Kochhann, Prof. Mestrando Osmar Tharlles Borges de Oliveira, Prof. Dr. Pablo Roberto Rivero Yujra, Prof. Doutorando Péricles Crisiron Pontes, Prof. Doutorando Reinaldo Feio Lima, Prof.ª Dr.ª Suene Bernardes dos Santos, Prof. Doutorando Walber Christiano Lima da Costa.