Seminário discute impactos de hidrovia sobre a pesca na região

• Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 16h20
  • Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 13h48

exposiçãoNo dia 18 de novembro de 2017 aconteceu o “I Seminário sobre os impactos da Hidrovia Araguaia-Tocantins sobre a pesca na região: o rio Tocantins para além do uso como via de transporte” na comunidade Santa Teresinha do Tauiri, em Itupiranga (PA). O evento realizado pelo Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (NEAm/Unifesspa), Pro-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex/Unifesspa), Associação dos Moradores da Vila Tauiri e Adjacências, Comunidade Santo Antoninho e Escola Augusto do Anjos contou com o apoio de docentes e discentes dos cursos Licenciatura em Educação do Campo, Engenharia Civil, Geografia e Ciências Biológicas, além da participação de discentes dos cursos Engenharia Mecânica, Letras, Pedagogia, Saúde Coletiva e Ciências Sociais.

A realização do seminário marca o encerramento da primeira etapa das atividades de pesquisa e extensão do “Programa de sustentabilidade no uso dos recursos naturais:  monitoramento e gestão participativa de ecossistemas aquáticos em comunidades ribeirinhas na porção média da bacia Araguaia-Tocantins, Amazônia, Brasil (Propesca) ”, que foi executado entre os anos de 2015 a 2017.

Como atividades do evento foram realizados debates com a comunidade de Santa Teresinha do Tauiri e Santo Antoninho, pescadores da região de Itupiranga, Nova Ipixuna, Tucuruí e Marabá; apresentados os resultados de pesquisa sobre a qualidade de vida dos moradores das comunidades ribeirinhas, o fortalecimento do setor pesqueiro da região frente a construção da Hidrovia Araguaia-Tocantins, e o derrocamento do Pedral do Lourenção.

Ao longo da programação que envolveu músicas, exposição fotográfica, poesias e cordel foram apresentados e debatidos os resultados da pesquisa em três Grupos de Trabalhos (GT): GT 1 - A comunidade Santa Teresinha do Tauiri; GT 2 - A comunidade Santo Antoninho; GT 3 - A pesca e os cenários futuros frente a Hidrovia Araguaia-Tocantins. Os GT’s demandaram propostas para a Secretária de Saúde, Secretária de Educação, Ministério Público, Colônias de Pesca e Ministério do Trabalho que serão encaminhadas como documentos que possam auxiliar nas demandas das comunidades de Santa Teresinha do Tauiri e Santo Antoninho e os pescadores da região.

GT3

Também participaram do evento o professor Jessé Renan Scapini Sobczak do Instituto Federal do Tocantins (IFTO); o Engenheiro de Pesca da Embrapa - Pesca e Aquicultura do Estado do Tocantins, Adriano Prysthon, que trouxe um pouco da experiência da Embrapa com a pesca artesanal no Rio Araguaia. Visita que lhe proporcionou estreitar laços institucionais que poderão auxiliar futuramente em iniciativas de manejo e gestão da pesca para a bacia Araguaia-Tocantins. O evento contou também com a participação do Engenheiro Civil e professor da Unifesspa, Alan Monteiro Borges, que esclareceu para população sobre o que é um projeto de Hidrovia e quais as etapas de construção da obra.

Para os organizadores o evento foi um sucesso. Esta data marcou a presença da Unifesspa para além de seus muros institucionais em um movimento de construção participativa e colaborativa. Eles agradeceram a cada um que colaborou, seja doando alimentos, materiais de papelaria, quantias em dinheiro e força de trabalho.

O “I Seminário sobre os impactos da Hidrovia Araguaia-Tocantins sobre a pesca na região: o rio Tocantins para além do uso como via de transporte” contou ainda com o apoio do Sindicato dos Docentes da Unifesspa (SINDUNIFESSPA), Embrapa, Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Juventude de Itupiranga e o Projeto Rios de Encontro.