Comitê de Governança Digital da Unifesspa realiza sua primeira reunião
Na tarde do dia 17 de novembro de 2017, foi realizada a 1ª reunião do Comitê de Governança Digital (CGD) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A reunião representa o alcance de um novo e maior patamar em Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação pela Unifesspa.
O Comitê é o responsável por decidir sobre políticas, diretrizes, investimentos e planos relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC e tem a missão de institucionalizar a Governança Digital na Unifesspa.
Os membros do CGD são em sua maioria, representantes das áreas finalísticas da Unifesspa. São membros e estiveram presentes na primeira reunião do comitê, o diretor da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan), José Elisandro de Andrade, que presidiu a reunião; a diretora do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Joana Luiza Pires Siqueira; o diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Janailson Macedo Luiz; o diretor do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB), Sidnei Cerqueira dos Santos; a diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Erica Jucio dos Reis Ferreira; representando o Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), Adriano Alves Rabelo; a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), Fernanda Carla Lima Ferreira; o pró-reitor de Administração e Infraestrutura (Proadi), Hugo Pereira Kuribayashi; o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), Elias Fagury Neto; e o diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Vitor de Souza Castro. Essa composição propicia uma visão holística da instituição e de suas demandas por soluções de TIC, necessárias ao bom andamento das atividades desta instituição.
Os membros do CGD são auxiliados pela Coordenadoria de Governança de Tecnologia da Informação do CTIC, que apresentou o desempenho do setor de TIC com base no relatório do Índice de Governança de TI (IgovTI), referente ao exercício de 2016. Esse relatório, em conjunto com sua versão de 2017, condensa as principais características desejadas por uma instituição que almeja a implantação de processos de Governança de TIC.
Durante a reunião foram tratados os seguintes assuntos:
1 - Apresentação do desempenho do setor de TIC da Unifesspa com base no Relatório IGovTI-2016;
2 - Aprovação das alterações feitas no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC);
3 - Apresentação e aprovação do Plano de Dados Abertos (PDA);
4 - Aprovação do Orçamento de Tecnologia da Informação e Comunicação para o ano de 2018;
5 - Constituição de equipe destinada a emitir parecer da proposta de Política de Segurança da Informação e Comunicações (PoSIC);
6 - Constituição de equipe para trabalhar na construção do Plano de Integração a Plataforma de Cidadania Digital; e
7 - Constituição de equipe para trabalhar na construção do Plano de Gestão de Risco em TIC da Unifesspa.
Todas as propostas de aprovação foram aceitas e encaminhadas às suas devidas publicações. As comissões para análises dos documentos foram criadas e já estão incubidas de entregar os devidos documentos na próxima reunião que será realizada ainda esse ano.
Redes Sociais