Parfor/Unifesspa inicia quarta etapa com diversas atividades de extensão

• Publicado: Terça, 23 de Janeiro de 2018, 17h23
  • Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2018, 15h48

ExtensaoParforO ano letivo dos cursos de Letras-Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia realizados pelo Parfor/Unifesspa começaram no dia 3 de janeiro. Ao todo são 101 professores em formação pelo Parfor, em cinco turmas de licenciatura: Pedagogia em Marabá e Xinguara; Letras-Língua Portuguesa em Rondon do Pará e Santana do Araguaia; e Matemática em Santana do Araguaia.

Os professores em formação são oriundos de vários municípios do sul e sudeste do Pará que, neste momento, chegam à metade do curso.  Nesta etapa estão sendo realizadas atividades de extensão pelos cursos de Matemática e Pedagogia. No caso do curso de Matemática os professores-estudantes estão em atividades nas escolas de Santana do Araguaia, aplicando o ensino de matemática com crianças da pré-escola. No período de 1 a 3 de março será realizado, no município, o Seminário de Estudos em Matemática, promovido pela Faculdade de Matemática - FAMAT, o Parfor/Unifesspa e o Instituto de Engenharia do Araguaia - IEA.

Já o curso de Pedagogia/Parfor realizará, no período de 15 a 17 de fevereiro, a Semana de Atividades Curriculares Parfor/Unifesspa "Educação em Processos Formativos: Relações Étnico-Raciais, Gênero e Questões Indígenas, junto com a 4ª semana de Iniciação Científica do Numbuntu. O evento contará com a participação de pesquisadores da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- Campus Ilha Solteira-SP), professores e estudantes da Unifesspa e personalidades ligadas aos movimentos sociais de Marabá, que lidam com questões no âmbito da diversidade cultural. Na programação constam mesas temáticas, oficinas, minicursos, mostras de fotos e cine-debate. O evento será aberto a toda comunidade acadêmica e sociedade em geral.

I Encontro de Professores do Parfor

De acordo com a coordenadora do Parfor, Profa. Dra. Ana Clédina Rodrigues Gomes, está previsto ainda para este semestre o primeiro encontro de professores do Parfor/Unifesspa que reunirá em Marabá todos os estudantes das turmas do Parfor/Unifesspa. “Trata-se de um grande evento que reunirá não apenas os nossos alunos do Parfor, mas pretende ser um evento para reunir os educadores do sul e sudeste do Pará para um amplo debate sobre formação de professores”, destacou a coordenadora.
O objetivo do Parfor/Unifesspa é capacitar os professores da rede pública sem formação adequada na área em que atuam. É um programa de sucesso, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, sendo seu grande mérito proporcionar a milhares de professores da Educação Básica acesso ao ensino superior em universidades públicas em cursos de licenciatura. "É uma ação extremamente importante, que tem todo nosso apoio e zelo pelo grande impacto social, refletindo diretamente na qualidade do ensino básico na nossa região", ressaltou o reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro.

extensãoParforUnifesspa