Unifesspa realiza Seminário sobre Política de Ações afirmativas, Diversidade e Equidade
O evento que foi realizado na manhã desta terça-feira (20/02) no Auditório da Unidade I, do Campus de Marabá objetivou fomentar o diálogo com a comunidade acadêmica e movimentos sociais a respeito das políticas de ações afirmativas e diversidade, no intuito de construir as diretrizes fundamentais para atuação da Unifesspa, no que se refere ao acesso e permanência no ensino superior, de modo a contribuir na consolidação da universidade como referência na Amazônia.
O pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Diego Macedo, fez a abertura do evento dando as boas-vindas aos participantes e parceiros na construção do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade) como a comunidade acadêmica, setores da sociedade civil, movimentos sociais, povos indígenas e quilombolas, representantes de movimentos de gênero e diversidade sexual (LGBTT), populações tradicionais, dentre outros, e falou da importância do momento para a própria Unifesspa.
A coordenadora de cultura da Proex, Claudiana Guido, e o professor Jerônimo Silva falaram sobre a memória das ações que culminaram na proposta do Nuade, atualizaram a agenda das demandas para este ano, e, principalmente, debateram a pertinência da estrutura do Nuade, tal como proposta e deliberada no Conselho Universitário (Consun).
Os debates em torno do tema começaram ainda em setembro de 2016 quando foi realizado o I Seminário de Políticas Afirmativas e Diversidade na Unifesspa. Tal evento, que reuniu pesquisadores, representantes de movimentos sociais e sociedade civil em geral, teve como resultado a construção de uma agenda de ações envolvendo propostas de continuidades nas áreas do ensino, pesquisa e extensão nos meses subsequentes.
Dentre algumas mobilizações, a construção de uma proposta visando a criação de um núcleo voltado para a diversidade tornou-se urgente. Este diálogo e a necessidade emergencial do ensino superior dialogar, numa esfera transversal às pró-reitorias, e, simultaneamente, nas diversas dinâmicas sociais possibilitou a proposição do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade), no qual, após tramitar durante o ano passado, atualmente aguarda manifestação do Conselho Universitário (Consun) que se reunirá no próximo dia (01/03).
Após diálogos e debates, foi proposta uma Agenda permanente do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade - tendo sido acertada a data de 23 de abril para o próximo encontro, ocasião em que serão discutidos outros assuntos relacionados ao Nuade.
Redes Sociais