Conselho do PDTSA aprova criação do Centro de Estudos Internacionais

• Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2018, 15h57
  • Última atualização em Segunda, 05 de Março de 2018, 15h38

PDTSAO Conselho do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) aprovou, em reunião ordinária realizada no último dia 23 de fevereiro de 2018, a criação do Centro de Estudos Internacionais (CEI). O lançamento do Centro será realizado na aula de abertura do semestre do PDTSA, que ocorrerá dia 5 de março, às 14h30, no auditório da Unidade I, do Campus de Marabá. A coordenação do CEI é composta pelos servidores Hildete Pereira dos Anjos, Thayná Miriam Pereira Passos e Jéssica Alejandra Solorzano Orellana.

O CEI/PDTSA objetiva aperfeiçoar as ações de internacionalização do Programa, fomentando ações e debates alinhados às temáticas sobre as Dinâmicas Territoriais e Sociedade em âmbito internacional. O Centro visa ainda permitir o acesso de leitores de outros países à produção do PDTSA; realizar oficinas periódicas de resumos (abstract), aprimorando os exercícios tradutórios; permitir o acesso de pós-graduandos e pesquisadores à produção de outros países; socializar pesquisas de caráter internacional, seja por palestras ou rodas de conversa; realizar estudos de textos em língua estrangeira; auxiliar no uso de plataformas de pesquisas internacionais; aperfeiçoar as condições de escrita acadêmica no interior do programa; fortalecer o vínculo com a CLACSO e outras organizações internacionais; estimular o diálogo com Grupos de Pesquisas internacionais; assessorar o programa no estabelecimento e acompanhamento de acordos e convênios internacionais; disponibilizar espaço e recursos para a realização de cursos online oferecidos pelo CLACSO; fortalecer os vínculos relativos à produção acadêmica com os países das Américas - a partir dos acordos de cooperação; vincular alunos estrangeiros do Programa ao Centro de Estudos; divulgar, de forma articulada todas as ações relacionadas à internacionalização do programa; criar site e/ou mídias sociais voltadas especificamente para a divulgação de ações de caráter internacional; além de divulgar publicações, intercâmbios e participação em congressos de discentes, docentes e corpo técnico do PDTSA.

As primeiras reflexões acerca da criação de um espaço de discussão sobre temas ligados aos objetivos do PDTSA, em âmbito internacional, emergem da relevância de serem formalizadas as ações internacionais do Programa, conforme recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), assim como criar um espaço propositivo no que se refere às relações internacionais. Foi com a participação da técnica do mestrado no II Encontro Nacional de Secretários de Pós-Graduação em Educação (Ensec) que essas reflexões ganharam força, a partir de relatos de experiências com ações internacionais de outros Programas de Pós-graduação no País.

Nesse contexto, iniciaram-se os estudos para propor a formalização de um Centro de Estudos Internacionais dentro do PDTSA. Esse Centro, por um lado, atenderia às demandas já existentes no programa, geradas pelas recomendações do Documento da Área Interdisciplinar 2016 (Capes). Por outro lado, fortaleceria e uniria as experiências já existentes com alunos e pesquisadores estrangeiros. Entre essas experiências, destacamos a participação do Programa, desde 2014, no Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Paec-OEA-GCUB), com duas bolsas destinadas ao programa, e que já trouxe como discentes ao PDTSA Ginno Salas e Luis Calcina, ambos do Peru, Jéssica Orellana, do Equador e Edna Sanchez, da Colômbia.

Outra experiência importante foi a presença, durante os anos de 2015 e 2016, da Profª. Maria de los Ángeles Arias Guevara, da Universidad de Holguín, Cuba, como bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutoramento (PNPD/Capes), a qual possibilitou o desenvolvimento de atividades conjuntas de pesquisa e ensino.Destacamos ainda nosso ingresso, em 2016, como um dos primeiros Programas de Pós-graduação da região norte do país, e um dos 75 no Brasil, a se tornar membro sócio do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), que é uma instituição internacional não-governamental, fundada em 1967, que mantém relações formais de consulta com a UNESCO.