Projeto Ver-SUS permite aos alunos conhecer a realidade da saúde em Marabá

• Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 10h13
  • Última atualização em Quinta, 01 de Março de 2018, 14h58

ver sus destaque 1A experiência de estágios e vivências nos serviços de saúde do município de Marabá através do Projeto Ver-SUS impactou e motivou os estudantes que vivenciaram e debateram acerca da realidade do Sistema Único de Saúde na cidade, no último mês de janeiro.

Os viventes percorreram num período de 7 dias - diversos serviços, instituições e organizações envolvidas com o Sistema Único de Saúde (SUS), acompanhando processos de gestão, participação social e educação na saúde.

Os participantes do projeto foram divididos em pequenos grupos de trabalho – possibilitando-os visitar diversos serviços de saúde do município Marabá. Eles são provenientes de 5 estados e 14 diferentes Instituições de Ensino Superior, sendo: Pará - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade da Amazônia (Unama), Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz), Escola Superior da Amazônia (Esamaz), Universidade Maurício de Nassau (Uninassau) e Faculdade Carajás. Maranhão - Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (Facema). Tocantins - Universidade Federal do Tocantins (UFT). Piauí - Universidade Federal do Piauí (UFPI), e Ceará - Universidade de Fortaleza (Unifor), com múltiplos cursos, Fisioterapia, Enfermagem, Agronomia, Bacharel em Educação Física, Nutrição, Psicologia, Saúde Coletiva, Ciências Sociais e Ciências Biológicas com trinta alunos e seis facilitadores.

Essas experiências permitiram aos participantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, pois foram inseridos durante a semana no cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde do munícipio de Marabá, o que lhes proporcionou um contato próximo não só com estes serviços, mas com movimentos sociais, comunidades e ONGs da região. A experiência também lhes possibilitou a construção de uma visão crítica baseada no contato direto com os processos de luta dos setores de saúde. ver sus final

Os alunos visitaram o Lar São Vicente de Paulo, que é uma instituição não-governamental para Abrigo de Idosos. Lá, eles puderam conhecer o trabalho da ONG, as dificuldades enfrentadas e a história de vida dos internos.

Os alunos também tiveram experiências nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Amadeu Vivaqua, Enfermeira Zezinha, João Batista Bezerra e Demósthenes Azevedo. Estas UBSs foram selecionadas por estar localizadas em diferentes núcleos da cidade, o que serviu para enriquecer a troca de experiências e debates entre eles.

Outra ONG visitada foi a “Focinhos Carentes” que funciona também sem fins lucrativos e é destinada única e exclusivamente a ajudar animais de rua da cidade de Marabá. Eles desempenham um papel muito importante no acolhimento, cuidado e tratamento dos animais abandonados. Durante esta visita, os alunos puderam doar um pouco do seu tempo auxiliando os voluntários no banho dos cães. O “Instituto Sorriso Legal” também foi visitado e desempenha um papel voltado à promoção do bem-estar bio-psico-sócio-cultural-ambiental dos portadores de fissuras lábio-palatino e anomalias faciais, envolvendo seus familiares, e/ou cuidadores.

Também conheceram a Comissão Pastoral da Terra (CPT) na qual se registram os conflitos que envolvem os trabalhadores do campo e são realizadas as denúncias sobre a violência por eles sofrida. Nesta visita, os alunos compreenderam um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela CPT e a realidade enfrentada na região.

Na primeira Igreja Batista do Novo Horizonte os alunos puderam conhecer inúmeros projetos sociais que são desenvolvidos na instituição religiosa, além de projetos relacionados à promoção da saúde. A Igreja é dirigida pelo pastor Lino Andrade que também é discente do curso de Saúde Coletiva da Unifesspa. Entre os projetos desenvolvidos estão alguns voltados às crianças e adolescentes da comunidade, servindo de incentivo para saírem das ruas através de aulas de canto, escola de futebol, arborização, cursos sobre instrumentos musicais, ensino de Jiu-jitsu, além de ensinamentos bíblicos e para a continuidade desses projetos, os participantes devem obter boas notas nas escolas.

Para os alunos, a experiência do Ver-SUS foi exitosa e eles levam na bagagem a vontade de transformar a realidade da saúde, contribuindo especialmente com projetos que visem ainda mais a humanização do Sistema Único de Saúde em Marabá.

A Comissão Organizadora é formada pelos estudantes do curso de Saúde Coletiva da Unifesspa - Christian Souza de Araújo, Eric Renato Lima Figueiredo, pela estudante de Enfermagem da UFMA - Lyssandra Luíza Pestana Coelho, pelo aluno da UFPI - Joelson dos Santos Almeida, além da coordenadora do projeto e professora da Unifesspa Letícia Dias Lima Jedlicka.

Conheça o Ver-SUS: O Ver-SUS é um projeto de iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS, União Nacional dos Estudantes (UNE), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), além de universidades e municípios parceiros na condução de experiências locais e regionais. Esta edição foi realizada em Marabá com parceria da Unifesspa, Corpo de Bombeiros e secretaria municipal de Saúde, entre outras instituições e entidades que receberam os estudantes em suas dependências.ver sus meio 7