Alunos da Unifesspa têm acesso aos conteúdos do Portal de Periódicos da Capes

• Publicado: Sexta, 02 de Março de 2018, 11h42
  • Última atualização em Sexta, 02 de Março de 2018, 16h11

Destaque Açao Portal PeriodicosOs alunos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foram incentivados a acessar o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.

O Portal de Periódicos da Capes conta com um acervo de mais de 37 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

A Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) têm desenvolvido ações conjuntas com o objetivo de mostrar todas as ferramentas da biblioteca virtual da Capes que tem se tornado um importante instrumento para a atividade científica, tecnológica, acadêmica e de inovação, além de destacar o desenvolvimento, implantação e a aplicação de técnicas, modelos matemáticos e computacionais para a resolução de problemas científicos e tecnológicos através do Laboratório de Computação Científica (LCC) da Unifesspa.

O diretor do Sistema de Bibliotecas da Unifesspa (Sibi) Marcelo Gomes ministrou o treinamento aos alunos – mostrando as diversas ferramentas necessárias para se acessar o Portal de Periódicos da Capes e seus recursos para a pesquisa científica como a metabusca, busca por base e busca por periódicos.

Os alunos foram capacitados a acessar vários tipos de conteúdo como periódicos, referências, resumos, teses, dissertações, obras de referências (dicionários, enciclopédias, compêndios, etc.), patentes, livros, estatísticas, normas técnicas e materiais audiovisuais (vídeos, atlas 3D, músicas).

Gomes destacou também que o Portal de Periódicos da Capes é uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo – e que o conteúdo indexado nessa biblioteca está disponível para usuários de mais de 400 instituições de ensino e pesquisa em todo o país. Isto quer dizer que, aproximadamente, seis milhões de usuários, e, dentre eles, mais de 4 mil alunos da Unifesspa têm acesso a uma ampla bibliografia nas diversas áreas do conhecimento.

A missão do Portal de Periódicos da Capes é promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação e formação de professores no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível.

Os alunos tiveram a oportunidade ainda de conhecer as perspectivas sobre uso de dados do LCC.

O diretor de Pós-Graduação Erinaldo Cavalcante agradeceu a participação de todos os estudantes e destacou a importante parceria entre a Propit e o CTIC no desenvolvimento dessas ações para o crescimento dos alunos e pesquisadores da Unifesspa.

Serviço:

Saiba como acessar o Portal de Periódicos da Capes no tutorial disponibilizado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unifesspa através do link: https://wiki.unifesspa.edu.br/index.php/Acesso_Portal_Peri%C3%B3dicos

Já do Laboratório de Ciência da Computação é http://bases.lcc.unifesspa.edu.br, e o email é: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.