Ouvidoria da Unifesspa lança Carta de Serviços ao Usuário
Todos os cidadãos têm por direito ter acesso à informação pública, seja ela de interesse pessoal ou coletivo. Esse direito é previsto na Constituição Federal e foi regulamentado pela Lei nº 12.527/2011, mais conhecida como Lei de Acesso à Informação.
Para facilitar o acesso a essas informações, a Ouvidoria da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) criou a "Carta de Serviço ao Usuário" que objetiva simplificar o atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos. Acesse a Carta de Serviços!
A Carta de Serviços ao Usuário da Ouvidoria da Unifesspa tem como principal objetivo informar ao cidadão quais serviços a Ouvidoria oferece e quais são as formas de acessar esse conteúdo. Essa carta, em conjunto com o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), buscam publicar de forma clara todas as informações que cercam o órgão público, aproximar a instituição da comunidade interna e externa e responder com mais qualidade e eficiência a demanda dos públicos.
A Ouvidoria-Geral da Unifesspa desenvolve o seu trabalho disponibilizando diferentes meios de acesso ao usuário, que pode entrar em contato através de carta, telefone, email, sistema informatizado e atendimento presencial. Qualquer pessoa, física ou jurídica, que desenvolva alguma relação com a Universidade pode trazer a sua manifestação à Ouvidoria.
O cidadão pode comparecer pessoalmente à Ouvidoria, para obter atendimento ou orientações a respeito de demandas que ali tramitam. O atendimento é realizado de segunda à sexta, das 9h às 17h, sem interrupção para o almoço.
O atendimento presencial inclui, não somente, a orientação e o acolhimento das pessoas que procuram a Universidade de forma espontânea, mas, também, a recepção daqueles que trouxeram a sua demanda por outros canais e, em razão do seu conteúdo e natureza, são convidados a comparecem à Ouvidoria. Isso ocorre, rotineiramente, e é uma atividade que se traduz, também, na humanização dos serviços da Unifesspa.
Muitas vezes o atendimento presencial não se esgota naquele momento, gerando uma manifestação pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que o cidadão deverá fazer através do site http://www.ouvidoria.unifesspa.edu.br .
"A Ouvidoria procura atender o cidadão com excelência, começando pelo reconhecimento da importância da participação cidadã, para que a Unifesspa possa cumprir adequada e eficientemente a sua missão, ao contribuir para a formação e as competências do ser humano na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e no avanço da qualidade de vida. A Ouvidoria deve ser o espaço da civilidade, da cidadania e da solidariedade com o próximo, desse modo, todos que a procuram são recebidos com muita atenção, urbanidade e respeito", destacou a ouvidora-geral Lene Tavares.
Todas as demandas recebidas na Ouvidoria são tratadas com o devido sigilo, de acordo com a legislação vigente. O prazo de atendimento das solicitações encaminhadas à Ouvidoria é de cinco dias úteis, e, se necessário, prorrogado por mais cinco dias. Quando a manifestação é encerrada, o cidadão recebe no email cadastrado, a resposta final de sua demanda, com o conteúdo de toda a manifestação, inclusive a resposta final, sem que seja necessário acessar o Sistema Informatizado, com o uso do código de acesso.
"Como Ouvidora, uma de nossas preocupações é alcançar o maior público possível, com a prestação de um serviço de forma ágil, isenta e com qualidade, desde o recebimento da demanda, sua tramitação até o seu encerramento, tentando fornecer uma resposta clara e objetiva ao demandante. Desse modo, temos trabalhado continuamente no sentido de humanizar o atendimento, seja ele de forma presencial, por telefone, e-mail ou via sistema, de modo que todas as demandas tenham um tratamento equânime, conforme o assunto requer. Atuando primordialmente na busca da conciliação e mediação, temos conseguido alguns resultados favoráveis de acordos na qual a participação da Ouvidoria foi fundamental, evitando dessa forma que problemas surgidos no dia a dia das relações institucionais sejam levados à apreciação do judiciário ou outras vias externas," concluiu a Ouvidora-Geral.
Canais da Ouvidoria:
Sistema Informatizado: https://sigaa.unifesspa.edu.br/sigaa/public/ouvidoria/Manifestacao/form.jsf?aba=p-ouvidoria
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (94) 2101–7169| 2101–7100
Página Institucional: O site da Ouvidoria está disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, e pode ser acessado pelo portal na internet através do link: https://ouvidoria.unifesspa.edu.br
Endereço: Folha 31, quadra 07, lote especial, Bairro Nova Marabá, piso superior do prédio
Administrativo, Unidade I. Cep: 68.507-590, Marabá-Pará.
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Para mais informações, dúvidas ou orientações - a Ouvidoria recebe ligações durante o
horário normal de funcionamento. Além disso, encontra-se disponível no portal da Ouvidoria uma página de auxílio ao usuário contendo respostas às perguntas mais frequentes, através do link: https://ouvidoria.unifesspa.edu.br/perguntas-frequentes.html
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