Inovação e Tecnologia: Galpão de Laboratórios do IGE será inaugurado nesta sexta-feira

• Publicado: Terça, 27 de Março de 2018, 15h24
  • Última atualização em Sexta, 06 de Abril de 2018, 11h57

GalpãoA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai inaugurar o Galpão de Laboratórios do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE). O evento será realizado no Auditório Central da Unidade II (Folha 17), Campus de Marabá, nesta sexta-feira, 6 de abril, às 16h, com presença confirmada de diversas autoridades, dentre elas, senadores, deputados federais, vereadores e o vice-prefeito de Marabá, Tony Cunha.

O prédio do galpão de laboratórios do IGE é um patrimônio da Unifesspa que proporcionará condições físicas adequadas para o desenvolvimento das atividades práticas dos cursos de Engenharia. Os 17 laboratórios construídos neste espaço permitirão a participação ativa dos discentes de engenharia em atividades experimentais, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico e racional, e no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.

Com investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões, o Galpão de Laboratórios terá fundamental importância para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de todos os alunos dos cursos ligados às engenharias ofertados pela Unifesspa.

Os laboratórios de circuitos elétricos, sistema de energia e de máquinas e automação serão de fundamental importância para que os discentes do curso de Engenharia Elétrica possam compreender na prática, os processos de geração, transmissão e de distribuição da energia elétrica, além de possibilitar o melhor entendimento da construção e aplicação de sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial.

Os três laboratórios de ensino do curso de Engenharia Química, atualmente equipados com vários módulos didáticos (trocador de calor, coluna multipropósito, hidráulica e estações de tratamento de água, tratamento de esgoto e micro usina de biodiesel), permitem desenvolver as atividades práticas experimentais relacionadas a todas as disciplinas do curso.

Os laboratórios de Engenharia Mecânica (Laboratório de Projeto e Desenvolvimento de Equipamentos e Produtos, Lab. de Motores e Análises Energéticas, Lab. de Prática e Gestão de Eng. Mecânica, Lab. de Sistemas Térmicos e Hidráulicos e Lab. Metal Mecânica e Processos de Fabricação) possibilitarão a formação técnico-científica sólida dos egressos do curso, particularmente nas subáreas de Fenômenos de Transporte e Engenharia Térmica, Projeto Mecânico, Processos de Fabricação e Automação e Controle Industrial.

Galpão IGE

Já os laboratórios de Controle Analógico Digital e Microprocessadores, Telecomunicações e de Redes de Computadores proporcionarão aos discentes do curso de Engenharia da Computação, qualificação prática na definição e implementação de projetos de sistema de computação e de arquitetura de computadores e redes de computadores, além de execução de projetos de automação industrial e em sistemas baseados em microprocessadores para aplicações industriais.

Os laboratórios de Construção Civil, Hidráulica, Topografia e Mecânica dos Solos do curso de Engenharia Civil, localizados no subsolo do galpão de laboratórios, permitirão oferecer ao alunado do curso, uma formação prática qualificada nas áreas de materiais de construção, estruturas, técnicas construtivas, estradas, transportes, hidráulica, saneamento e geotecnia, dentre outras.

O galpão de laboratórios também contará com uma sala destinada para a implantação física das 8 empresas juniores existentes no IGE, proporcionando condições mínimas necessárias para que os nossos discentes possam elaborar e desenvolver seus projetos através de prestação de serviços, conduzindo a uma experiência enriquecedora para sua bagagem profissional e permitindo que possam escolher com maior assertividade a área que desejam trabalhar.

“Em meio à crise política e financeira que vivenciamos, a inauguração de um prédio no interior da Amazônia com cerca de 2000m2, destinado a atender demandas das áreas tecnológicas e de inovação, demonstra o esforço da administração superior e dos servidores da Unifesspa, em especial do IGE, para solidificar os 5 novos cursos voltados para a área de Engenharia do Instituto. Este novo espaço físico do Instituto de Geociências e Engenharias contribuirá para fortalecer a academia, qualificar o capital humano local e reduzir as assimetrias regionais, e com isso, alcançar o desenvolvimento no estado do Pará”, ressaltou o diretor geral do IGE – José de Arimatéia de Almeida.

Serviço:

Inauguração do Galpão de Laboratórios do IGE

Local: Unidade II - Campus de Marabá - Folha 17, Quadra 4, Lote Especial, S/N – Nova Marabá

Data: (06/04)

Horário: 16h.