Unifesspa lança campanha de valorização e respeito à diversidade na Calourada 2018
Calouros dos diferentes cursos ofertados pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) marcaram presença na Calourada 2018, iniciada na tarde de segunda-feira (2). O momento de integração e recepção foi marcado pelo clima de alteridade e respeito à diversidade, com o lançamento da Campanha “Iguais na Diversidade”. Confira os vídeos da campanha no link: https://www.youtube.com/channel/UC6sIZjlyYCiE2Ks2j_fQggA/videos?view=0&shelf_id=0&sort=dd
Produzido pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Unifesspa, o projeto audiovisual buscou mostrar diferentes situações da rotina acadêmica e atitudes envolvendo a comunidade universitária, sempre enaltecendo a importância do respeito ao outro, reconhecendo o valor de cada ser humano na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia), a Ascom produziu 10 vídeos, contribuindo para a construção de uma cultura universitária mais dialógica e tolerante, fortalecendo a cultura de respeito e valorização das diferenças na Unifesspa.
“O objetivo é estimular os alunos e a comunidade acadêmica em geral à prática do respeito ao próximo, buscando cada vez mais a alteridade no nosso ambiente universitário. A Unifesspa avança a cada dia em busca da excelência acadêmica, mas acima de tudo, está construindo um ambiente de diálogo, de respeito, de alteridade”, destacou o reitor da Unifesspa, Maurílio de Abreu Monteiro.
Integram a equipe Ascom, coordenada pela assessora de Comunicação Laena Antunes, os servidores Charles Pitter (técnico de tecnologia da informação), Dorys de Oliveira (assistente em administração), Patrício Rocha (técnico de laboratório - Audiovisual), Pollianni Leão (secretária executiva) e Viviane Fialho (jornalista); e os estagiários Fábio França (Curso de Psicologia), Jeferson Pereira (Ciências Sociais), Joshua Rocha (Sistemas de Informação) e Keyse Souza (História). Todos os personagens e figurantes que aparecem na série de vídeos da Campanha "Iguais na Diversidade" são integrantes da comunidade acadêmica e atuaram voluntariamente, colaborando com o projeto da Unifesspa.
Acolhimento
O calouro Joshua Matheus Jesus Silva Rocha, do curso de Sistemas de Informação, ficou emocionado com a recepção e destacou a importância do momento para o início da vida universitária. “Havia um clima de muito acolhimento, me senti muito bem recepcionado. Era como se a Unifesspa nos aguardasse com muita alegria e esperança, isso é muito importante pra nós que estamos começando uma nova fase de nossas vidas. A campanha do respeito foi muito impactante porque nos revela uma Unifesspa que luta pela igualdade entre todos, estou muito orgulho da instituição que escolhi”, afirmou.
A V Semana de Recepção e Integração dos Calouros Unifesspa com o tema “A Universidade como espaço de alteridade” segue até o dia 6 de abril com uma programação diversificada, recepcionando os estudantes ingressantes, colaborando com a integração dos calouros na comunidade acadêmica através de atividades educativas e culturais. Ao longo da programação os discentes conhecerão a estrutura e os serviços oferecidos pela universidade, bem como outras informações acadêmicas e políticas universitárias.
Desejaram boas-vindas e falaram carinhosamente aos novos estudantes, o pró-reitor de Ensino de Graduação, Elias Fagury; a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicas, Cindy Stella Fernandes; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Diego de Macedo; o representante dos docentes da Unifesspa, professor Rigler da Costa Aragão; o representante dos técnicos administrativos em Educação, Augusto Severo; e representando os discentes da Instituição, a estudante Valbianny Gama.
Na abertura da calourada, os estudantes também concorreram a sorteios de camisetas da campanha, assistiram a um vídeo institucional de boas-vindas e foram estimulados a participar da campanha de doação de sangue ao Hemopa de Marabá. Ao final da tarde, os alunos participaram do Pôr do Sol cultural com apresentações de artistas locais.
Redes Sociais