Unifesspa lança campanha de valorização e respeito à diversidade na Calourada 2018

• Publicado: Terça, 03 de Abril de 2018, 15h21
  • Última atualização em Quarta, 04 de Abril de 2018, 15h04

Frame Iguais Dic EncerramentoCalouros dos diferentes cursos ofertados pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) marcaram presença na Calourada 2018, iniciada na tarde de segunda-feira (2). O momento de integração e recepção foi marcado pelo clima de alteridade e respeito à diversidade, com o lançamento da Campanha “Iguais na Diversidade”. Confira os vídeos da campanha no link: https://www.youtube.com/channel/UC6sIZjlyYCiE2Ks2j_fQggA/videos?view=0&shelf_id=0&sort=dd

Produzido pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Unifesspa, o projeto audiovisual buscou mostrar diferentes situações da rotina acadêmica e atitudes envolvendo a comunidade universitária, sempre enaltecendo a importância do respeito ao outro, reconhecendo o valor de cada ser humano na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia), a Ascom produziu 10 vídeos, contribuindo para a construção de uma cultura universitária mais dialógica e tolerante, fortalecendo a cultura de respeito e valorização das diferenças na Unifesspa.

“O objetivo é estimular os alunos e a comunidade acadêmica em geral à prática do respeito ao próximo, buscando cada vez mais a alteridade no nosso ambiente universitário. A Unifesspa avança a cada dia em busca da excelência acadêmica, mas acima de tudo, está construindo um ambiente de diálogo, de respeito, de alteridade”, destacou o reitor da Unifesspa, Maurílio de Abreu Monteiro.

Integram a equipe Ascom, coordenada pela assessora de Comunicação Laena Antunes, os servidores Charles Pitter (técnico de tecnologia da informação), Dorys de Oliveira (assistente em administração), Patrício Rocha (técnico de laboratório - Audiovisual), Pollianni Leão (secretária executiva) e Viviane Fialho (jornalista); e os estagiários Fábio França (Curso de Psicologia), Jeferson Pereira (Ciências Sociais), Joshua Rocha (Sistemas de Informação) e Keyse Souza (História). Todos os personagens e figurantes que aparecem na série de vídeos da Campanha "Iguais na Diversidade" são integrantes da comunidade acadêmica e atuaram voluntariamente, colaborando com o projeto da Unifesspa.

Destaque calourada 2018 foto02

Acolhimento

O calouro Joshua Matheus Jesus Silva Rocha, do curso de Sistemas de Informação, ficou emocionado com a recepção e destacou a importância do momento para o início da vida universitária. “Havia um clima de muito acolhimento, me senti muito bem recepcionado. Era como se a Unifesspa nos aguardasse com muita alegria e esperança, isso é muito importante pra nós que estamos começando uma nova fase de nossas vidas. A campanha do respeito foi muito impactante porque nos revela uma Unifesspa que luta pela igualdade entre todos, estou muito orgulho da instituição que escolhi”, afirmou.

A V Semana de Recepção e Integração dos Calouros Unifesspa com o tema “A Universidade como espaço de alteridade” segue até o dia 6 de abril com uma programação diversificada, recepcionando os estudantes ingressantes, colaborando com a integração dos calouros na comunidade acadêmica através de atividades educativas e culturais. Ao longo da programação os discentes conhecerão a estrutura e os serviços oferecidos pela universidade, bem como outras informações acadêmicas e políticas universitárias.

Desejaram boas-vindas e falaram carinhosamente aos novos estudantes, o pró-reitor de Ensino de Graduação, Elias Fagury; a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicas, Cindy Stella Fernandes; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Diego de Macedo; o representante dos docentes da Unifesspa, professor Rigler da Costa Aragão; o representante dos técnicos administrativos em Educação, Augusto Severo; e representando os discentes da Instituição, a estudante Valbianny Gama.

Na abertura da calourada, os estudantes também concorreram a sorteios de camisetas da campanha, assistiram a um vídeo institucional de boas-vindas e foram estimulados a participar da campanha de doação de sangue ao Hemopa de Marabá. Ao final da tarde, os alunos participaram do Pôr do Sol cultural com apresentações de artistas locais.

CAL 2018 0011

Destaque calourada 2018 foto05