Política de C&T no Brasil: Andes fará palestra na Unifesspa nesta terça-feira

• Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 10h23
  • Última atualização em Segunda, 09 de Abril de 2018, 11h00

logoandes 600x441O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) ministrará palestra intitulada “Política de Ciência e Tecnologia no Brasil: um balanço crítico”, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no Tapiri da Unidade I, nesta terça-feira (10/04), às 18 horas.

O evento mostrará uma análise, na perspectiva do Andes sobre a crise orçamentária que assola o complexo público de C&T, sobre as universidades e institutos públicos que não estão deslocados da agenda regressiva em franco processo de implementação no país, ressaltando as políticas públicas em seu conjunto que vem atacando os direitos sociais e trabalhistas, suspendendo, de modo autoritário, direitos civis e políticos, bem como praticando o criminoso processo de privatização e desnacionalização.

Durante a palestra, serão discutidos temas com a luta por recomposição do orçamento da C&T e das IFES públicas.

O debate pretende contribuir com a formação teórica e política da comunidade acadêmica, da sua base docente e dos movimentos sociais e sindicais que lutam por uma universidade pública e um complexo público de C&T voltados para a maioria da sociedade brasileira. Ele tem, também, a pretensão de servir de base para orientação política da categoria nos embates na seara da produção e disseminação do conhecimento científico e tecnológico em nosso país, tendo em vista a justiça social.

Haverá a discussão também sobre a categoria de instrumentos constitucionais como a emenda 85/15 e o “Marco Legal” de ciência, tecnologia e inovação (Lei 13.243/16) assim como, avaliação dos seus riscos e impactos sobre a universidade.

A presidente do Andes - SN e professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) Eblin Farage participará do evento.

Serviço:

Palestra sobre “Política de Ciência e Tecnologia no Brasil: um balanço crítico”

Local: Tapiri da Unidade I - Unifesspa.

Data: 10/04/2018