Unifesspa seleciona bolsistas para integrar o Projeto Tauari Vivo

• Publicado: Quarta, 11 de Abril de 2018, 16h34
  • Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 08h24

Tauari VivoAs Pró-Reitorias de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) e de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) estão selecionando bolsistas para integrar o Projeto Tauari Vivo!. São ofertadas 12 cotas de bolsa no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais com duração de um ano aos candidatos discentes de graduação da Unifesspa para desempenhar ações voltadas a restauração da fauna e flora nas adjacências do Rio Tauarizinho, levando em consideração o correto uso do solo, a fim de reestruturá-lo com a interferência mínima de insumos externos.

As atividades do projeto contempladas no edital referem-se à ações de restauração florestal com o uso de Sistemas Agroflorestais, coleta de sementes, produção de mudas, implantação dos módulos de reestruturação florestal com SAFs na mata ciliar, plantios de enriquecimento florestal/produtivo da mata ciliar, produção e inoculação de fungos micorrízicos, produção de hidrogel, mapeamento e construção de cerca da área, levantamento florístico e inventário florestal, bioindicadores de mamíferos e invertebrados, monitoramento por fotogeorreferenciamento da mata ciliar, mapeamento geológico/geomorfológico do entorno do Rio Tauarizinho e áreas adjacentes na Unidade III do Campus de Marabá da Unifesspa, assim como um curso de inglês à nível básico para integrantes do Exército.

As bolsas serão distribuídas em 11 áreas de atuação: Agroecologia: SAF’s – ênfase em espécies florestais, frutíferas e APP; Agroecologia: – ênfase em solos e sua biodiversidade; Agroecologia: – ênfase em tratos culturais em mudas no viveiro; Monitoramento por Aerolevantamento Fotogramétrico da mata ciliar; Avaliação da Taxa de Sobrevivência e Desenvolvimento de Espécies Florestais em área de reposição florestal das margens do rio Tauarizinho em Marabá; Inventário da mastofauna na área de influência do rio Tauarizinho, Marabá, PA; Levantamento da entomofauna das margens do rio Tauarizinho em Marabá; Preparação e aplicação de hidrogel superabsorvente, para aplicação no projeto Tauarizinho; Mapeamento geológico/geomorfológico do entorno do rio Tauarizinho e áreas adjacentes, na cidade de Marabá-PA; Levantamento Florístico da Área de reserva do rio Tauarizinho; Ensino de língua inglesa à nível básico.

Os interessados em participar devem realizar inscrição no período de 06 a 20 de abril de 2018. O candidato com interesse em concorrer às bolsas sob gestão da Proex, deverá encaminhar e-mail para o correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O candidato com interesse em concorrer às bolsas sob gestão da Propit, deverá encaminhar e-mail para o correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ao qual deverá anexar os seguintes documentos em formato pdf: Ficha de Inscrição devidamente preenchida; Currículo Lattes atualizado; Cópia de documento que comprove o vínculo com a Unifesspa e histórico escolar; Carta de Intenção relacionando suas experiências com o plano de trabalho propenso, bem como justificando seu interesse nas ações vinculadas ao Projeto Tauari Vivo! e Comprovantes de experiência/conhecimento nas áreas propostas nos planos de trabalho.

A seleção dos bolsistas será realizada em duas etapas, na primeira será avaliado o histórico acadêmico, carta de intenção e experiência/conhecimento na área ligada ao seu respectivo plano de trabalho, necessitando obter 7,0 como nota mínima para seguir à segunda etapa, a qual será através de entrevista.

Para mais informações entrar em contato com as Pró-Reitorias de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) e de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) da Unifesspa, localizadas na Unidade III, do Campus de Marabá (Loteamento Cidade Jardim) pelo telefone: Propit (94) 2101-7148/7153 ou email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Proex (94) 2101-7144/7193 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.