Votação do Código de Posturas da Unifesspa é adiada com pedido de vistas dos estudantes

• Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 19h34
  • Última atualização em Terça, 17 de Abril de 2018, 17h52

Destaque Reuniao Consun EstudantesDurante a primeira reunião ordinária do Conselho Superior da Unifesspa (Consun) alunos representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) pediram vistas no processo de votação do Código de Posturas da Universidade. O pedido foi justificado pela necessidade de mais tempo para debater o tema, que envolve questões sérias e importantes dentro do ambiente acadêmico, com toda a comunidade estudantil.

O Código de Posturas a ser votado pela comunidade acadêmica dispõe sobre as posturas concernentes à ordem, à ética, à segurança, à preservação estética e ambiental, entre outras normas que envolvem a boa convivência no ambiente universitário. Desde setembro do ano passado, a minuta do Código de Postura está disponível para leitura e envio de sugestões no site http://participa.unifesspa.edu.br, canal criado pela Unifesspa para estimular e facilitar o engajamento e participação da comunidade acadêmica nos debates e decisões que envolvem a vida universitária.

O reitor da Unifesspa Maurílio Monteiro ressaltou que é necessário discutir essa temática o mais breve possível. Lembrou aos presentes que a discussão sobre o Código de Posturas está na Plataforma do Participa.unifesspa.edu.br e que só houve 53 participações até o momento, sendo muitas dessas, dúvidas, e não sugestões quanto aos artigos envolvendo o tema. O reitor destacou, ainda, que a situação das drogas dentro da Universidade é um problema e que a gestão administrativa está empenhada para resolver a questão com muita responsabilidade. Uma reunião extraordinária do Consun será convocada para esta finalidade.

Segurança no campus

Durante a reunião, também foram discutidas ações a respeito do controle e organização dos acessos às Unidades da Unifesspa que possuem delimitação por muro, a exemplo das Unidades I e II do Campus de Marabá e a Unidade I do Campus de Xinguara, visando a segurança da comunidade universitária. A Reitoria vai publicar uma Portaria com critérios de controle para veículos e pessoas, entre outras medidas emergenciais. Além disso, serão instaladas câmeras de segurança e haverá um controle maior quanto à identificação de servidores e alunos no horário não acadêmico. Também será providenciada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) a identificação funcional dos servidores da Unifesspa.