Consun aprova a criação do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da Unifesspa

• Publicado: Terça, 17 de Abril de 2018, 11h05
  • Última atualização em Quinta, 19 de Abril de 2018, 16h04

Destaque Reuniao Consun Abr 18Durante a reunião do Conselho Superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizada no último dia (12/04) foram discutidas e aprovadas pautas importantes para a instituição. Entre elas, a criação do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade) da Unifesspa.

A vice-reitora Idelma Santiago falou sobre a importância do Nuade e relembrou o histórico das discussões e ações envolvendo a temática dentro da Universidade. O relator do processo o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis - Diego Rodrigues manifestou parecer favorável pela criação do Núcleo.

A criação do Nuade foi aprovada no Consun com 21 votos favoráveis (ao parecer que solicitava aprovação), 2 votos pela retirada da votação da pauta e encaminhamento do processo para diligência (parecer assinado por dois conselheiros) e 1 voto de abstenção.

“Por enquanto, o Nuade não está em funcionamento, porque estamos aguardando a emissão da Resolução de criação (Consun). Uma próxima atividade de discussão/construção do Núcleo com a comunidade acadêmica já está agendada e que havia sido marcada desde o seminário realizado em fevereiro para o dia 23 de abril. O coordenador do Núcleo Profº. Jerônimo Silva e Silva fará a convocatória na próxima quarta-feira (18/04)”, destacou a vice-reitora Idelma Santiago.

O aluno Rodrigues Silva do curso de Ciências Sociais - destacou que a implementação desse espaço institucional será muito importante para debater questões afirmativas no ambiente acadêmico. “O Nuade é muito importante, tendo em vista que as ações de educação são feitas hoje em dia, apenas pelos movimentos sociais e estudantis e que esse espaço de ideias, diversidade e equidade é fundamental dentro da Unifesspa.Consun 0054

A aluna Paula Menezes, do curso de Direito, ressaltou que o Nuade já contribuiu entre outras coisas para a criação da Associação dos Alunos Indígenas e Quilombolas da Unifesspa (Adiqui). “O Nuade vai proporcionar a realização de ações transversais, além de ouvir todos os grupos da diversidade na Unifesspa”, disse. Ela ressaltou a importância dos movimentos sociais e de vivermos unidos dentro da Universidade.

Próximas atividades

Serão realizadas reuniões permanentes no intento de garantir o acompanhamento e atualização de propostas requeridas pela comunidade acadêmica. A primeira reunião acontecerá no dia 27 de abril, às 14h, no Auditório do ICH, na Unidade I do Campus de Marabá.

"Gostaríamos de convidar toda comunidade acadêmica para se fazer presente nessa primeira reunião, espaço escolhido para comunicar a estrutura e atuação do Núcleo, o papel das coordenadorias no âmbito institucional e principalmente realizarmos uma primeira sessão de escuta com a comunidade universitária, objetivando a composição da agenda de ações do NUADE", ressaltou o coordenador do Núcleo, Jerônimo da Silva e Silva.

Temas como a construção do regimento ou outro documento formal e a composição funcional das coordenadorias serão debatidos após a publicação de resolução específica. "Se por um lado é fundamental a presença de inúmeras vozes na sedimentação do proposta, asseverando a pluralidade de ideias, por outro, é imprescindível que o NUADE tenha versatilidade, plasticidade para funcionar em rede, evitando ceder à tendência centralizadora da administração pública. Para tal, estaremos multiplicando esses momentos em todos os campus da Universidade, ouvindo estudantes, técnicos e docentes, atentando para as especificidades sociais em todo o sul e sudeste do Pará", ressaltou o coordenador.

Aprovado no último CONSUN, o Núcleo de Políticas Afirmativas, Diversidade e Equidade (NUADE), foi um processo de longa maturação que remonta o segundo semestre de 2016, percorrendo trâmites administrativos e amplo debate com docentes, técnicos e discentes. Movimentos Sociais, lideranças indígenas, afrodescendentes e representantes do movimento LGBTT's, por exemplo, foram determinantes para a concepção da proposta e seus desdobramentos.