Instituto de Engenharia do Araguaia realiza Seminário sobre Carreira e Formação Docente
Nos dias 13 e 14 de abril de 2018 aconteceu o Seminário “Discussões sobre a Carreira e a Formação Docente”, evento organizado pelo Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), Campus de Santana do Araguaia.
O evento inserido na política do Comitê Institucional de Formação de Professores da Educação Básica (Comfor) da Unifesspa, teve como proposta integrar a ação universitária e a realidade social, numa perspectiva de troca de saberes, vivências e experiências, com a finalidade principal de discutir e debater sobre a carreira e a formação docente no município de Santana do Araguaia.
No dia 13, aconteceram apresentações culturais organizadas pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Santana do Araguaia, tendo à frente a professora Arlete com um grupo de crianças e adolescentes.
O palestrante Zeno Kochhann animou os presentes com uma palestra motivacional e em seguida, a Profª. Drª Ana Clédina Rodrigues Gomes, coordenadora do Parfor/Unifesspa, apresentou sua palestra "A formação docente e seus desafios no estado do Pará".
No dia 14, as atividades iniciaram-se com a palestra do Excelentíssimo Juiz Carlos Eduardo Morais Silva (Vila Rica/MT), sobre O plano de cargos, carreiras e salários dos professores do município de Santana do Araguaia. A mesa-redonda "A formação docente e os desafios na/da região Araguaia" com a presença dos professores Me. José Rodrigues de Carvalho, doutorando pela UFG (Redenção/PA) e Márcia Barbosa Nogueira Serafim, mestranda pela UFT (Redenção/PA), mediado pela Profª. Drª. Maria Elizabete Rambo.
Conforme a diretora do IEA, Profª. Drª. Maria Elizabete Rambo, esse foi um momento muito importante para que os professores e futuros professores pudessem parar e refletir as dinâmicas políticas voltadas para a profissão. "O evento surge como uma resposta à demanda que a Universidade sentiu a partir do contato com os docentes da rede pública. Entendendo que é compromisso da universidade sensibilizar-se com a realidade local e regional, esse seminário veio como forma de estimular o diálogo, a reflexão e a parceria entorno da carreira e da formação docente no interior do Pará. Sabemos que os desafios são grandes, mas um primeiro passo precisa ser dado. E, enquanto universidade, acreditamos que estamos cumprindo nosso papel".
Redes Sociais