Instituto de Engenharia do Araguaia realiza Seminário sobre Carreira e Formação Docente

• Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 16h53
  • Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 17h22
  • Acessos: 1969

WhatsApp Image 2018 04 14 at 00.05.18Nos dias 13 e 14 de abril de 2018 aconteceu o Seminário “Discussões sobre a Carreira e a Formação Docente”, evento organizado pelo Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), Campus de Santana do Araguaia.

O evento inserido na política do Comitê Institucional de Formação de Professores da Educação Básica (Comfor) da Unifesspa, teve como proposta integrar a ação universitária e a realidade social, numa perspectiva de troca de saberes, vivências e experiências, com a finalidade principal de discutir e debater sobre a carreira e a formação docente no município de Santana do Araguaia.

No dia 13, aconteceram apresentações culturais organizadas pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Santana do Araguaia, tendo à frente a professora Arlete com um grupo de crianças e adolescentes.

O palestrante Zeno Kochhann animou os presentes com uma palestra motivacional e em seguida, a Profª. Drª Ana Clédina Rodrigues Gomes, coordenadora do Parfor/Unifesspa, apresentou sua palestra "A formação docente e seus desafios no estado do Pará".

No dia 14, as atividades iniciaram-se com a palestra do Excelentíssimo Juiz Carlos Eduardo Morais Silva (Vila Rica/MT), sobre O plano de cargos, carreiras e salários dos professores do município de Santana do Araguaia. A mesa-redonda "A formação docente e os desafios na/da região Araguaia" com a presença dos professores Me. José Rodrigues de Carvalho, doutorando pela UFG (Redenção/PA) e Márcia Barbosa Nogueira Serafim, mestranda pela UFT (Redenção/PA), mediado pela Profª. Drª. Maria Elizabete Rambo.

Conforme a diretora do IEA, Profª. Drª. Maria Elizabete Rambo, esse foi um momento muito importante para que os professores e futuros professores pudessem parar e refletir as dinâmicas políticas voltadas para a profissão. "O evento surge como uma resposta à demanda que a Universidade sentiu a partir do contato com os docentes da rede pública. Entendendo que é compromisso da universidade sensibilizar-se com a realidade local e regional, esse seminário veio como forma de estimular o diálogo, a reflexão e a parceria entorno da carreira e da formação docente no interior do Pará. Sabemos que os desafios são grandes, mas um primeiro passo precisa ser dado. E, enquanto universidade, acreditamos que estamos cumprindo nosso papel".

WhatsApp Image 2018 04 14 at 22.51.43

WhatsApp Image 2018 04 14 at 22.51.16