CNPq aprova projeto de criação do Núcleo de Inovação Tecnológica

Caberá ao NIT dar contribuições significativas para o desenvolvimento da cultura de proteção ao conhecimento e de transferência tecnológica para a instituição, à sociedade e ao Estado.

• Publicado: Quinta, 11 de Dezembro de 2014, 16h37
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

A Diretoria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou, em análise ocorrida na última segunda-feira (08), o projeto de apoio para a implantação e capacitação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
Com a implementação e estruturação do NIT Unifesspa estão previstas serem desenvolvidas ações de implementação, a partir da busca pela inovação tecnológica, apreciando a interdisciplinaridade, a institucionalização e a internacionalização; a inserção de pesquisadores nas empresas e ampliação da articulação entre universidades, centros de pesquisas e de desenvolvimento de tecnologias inovadoras.
O NIT Unifesspa tem por objetivo dar apoio às ações que tenham fundamento a inovação tecnológica em todos os segmentos da ciência e da tecnologia, especialmente com as matérias relacionadas aos direitos e obrigações relativos à Propriedade Industrial (Lei nº 9.279, de 15 de maio de 1996); proteção da Propriedade Intelectual de programa de computador e sua comercialização (Lei 9.609, de 19 de fevereiro de 1998) e uso das técnicas de engenharia genética e liberação no meio ambiente de organismos geneticamente modificados (Lei 8.974, de 05 de janeiro de 1995), bem como a proteção de cultivares (Lei 9.456, de 28 de abril de 1997).
    Dentro deste contexto, a Unifesspa incentivará as atividades que darão sentido de disseminar a cultura da proteção ao conhecimento, atuando também nos cursos de pós-graduação ofertados pela PROPIT, com ações de capacitação dos estudantes na área de inovação tecnológica.
    Nos próximos dois anos estão previstos, juntamente com a estruturação física da unidade, ações como reuniões com gestores e assessorias jurídicas, a realização de curso de especialização em Propriedade Intelectual, Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologia, bem como contratar consultorias especializadas para auxiliar no NIT.

Pessoal
    A equipe executora do NIT Unifesspa é composta pelos professores doutores Fernanda Carla Lima Ferreira, João Crisóstomo Weyl Costa, Maurílio de Abreu Monteiro e Carlos Renato Lisboa Francês, efetivos da Universidade Federal do Pará, Diretora da Pós-Graduação, Vice-Reitor, Reitor e Pró-Reitor da PROPIT pro tempore, respectivamente, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
    O pessoal de apoio do NIT Unifesspa será composto por um coordenador geral, um técnico administrativo, um administrador e quatro bolsistas que serão capacitados em Gestão da Inovação.