Unifesspa integra organização de evento internacional que lembra os 100 anos do final da I Guerra Mundial

• Publicado: Quarta, 02 de Mai de 2018, 10h19
  • Última atualização em Sexta, 04 de Mai de 2018, 11h50

Conferência LisboaA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio do grupo de pesquisa "Estudos Portugueses e Africanos", coordenado pelo Prof. Dr. Fabio Mario da Silva do Instituto de Estudos do Xingu (IEX/Unifesspa), integra a organização de um importante evento internacional que vai lembrar os 100 anos do final da Primeira Guerra Mundial. Trata-se da 12.ª Conferência Internacional da Série Culturas Ibéricas e Eslavas em Contacto e Comparação: “Mitos de Batalhas, Sons de Guerras" - Atravessando o 100.º Aniversário do Fim da Primeira Guerra Mundial.

O evento é promovido pela Faculdade de Artes e Humanas da Universidade de Lisboa e acontece no período de 8 a 10 de maio de 2018. No próximo sábado (5), o professor e destacado pesquisador no campo da literatura portuguesa viaja para Lisboa, onde participa como um dos organizadores principais do evento.

Por meio da atuação acadêmica dos professores da Instituição e, no caso específico, do referido grupo de pesquisa, a Unifesspa vem atuando como uma das instituições associadas de diversos eventos internacionais, entre os mais recentes, estão o II Simpósio Internacional História Cultura e Relações de Poder, realizado em setembro de 2017, na cidade de Rio Grande e do IV Congresso Internacional em Estudos de Género – O feminino no contexto italiano e lusófono, realizado em novembro do mesmo ano, em Viterbo, na Itália.

Sobre o evento

A 12ª Conferência Internacional Ibero-Eslava em Lisboa é organizada dentro do contexto do 100º aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial com o objetivo de explorar, de forma acadêmica, as complexas e detalhadas relações de ideias, histórias, memórias e até mesmo de mitos de batalhas e guerras nas culturas Eslavas e Ibéricas. A sinergia contextual é ainda mais avançada pelo tempo quando os debates da conferência de fato acontecerem, e a qual coincide com as comemorações internacionais do fim da Segunda Guerra Mundial.

Através da revisão e retorno às duas “Grandes” Guerras e ao “curto” século XX, a Conferência abordará algumas perspectivas tradicionais, como “Estudos Independentes” através de questionamentos, por exemplo, sobre os contextos e significados atribuídos ao Dia do Armistício de 11 de Novembro.

Estabilizará, ainda, novas abordagens comparativas ao comumente declarado caráter “beligerante” das Culturas Ibéricas e Eslavas ao analisar, por exemplo, os papéis representados pelas frequentes mitificadas guerras e batalhas em sua memória histórica, herança cultural e visões tradicionais sobre o sujeito complexo de guerra e paz. Naturalmente, todas as abordagens serão estendidas para os mundos lusófono e hispânico.

Isto posto, com seus debates inter- e transdisciplinares, abrangendo de história e história de ideias, política, estudos culturais e de sociologia para psicologia, linguística, educação e artes, a 12ª Conferência Ibero-Eslava em Lisboa objetiva promover novos padrões e discursos para analisar e discutir as marcas de atitudes diante das guerras e atividades bélicas nos povos discutidos e suas culturas.

A Conferência será o evento central da 12ª Semana de Cooperação Cultural Ibero-Eslava (de 7 a 13 de maio de 2018), a acontecer na Faculdade de Artes e Humanas da Universidade de Lisboa, e na Universidade de Lisboa Aberta, sendo acompanhada por eventos socio-culturais (uma mesa-redonda examinando as novas visões sobre o tema da conferência, uma noite de poesia oferecendo reflexões artísticas através de literatura e música, uma exibição sobre o fenômeno de guerra sobre a perspectiva Ibero-Eslava, etc.).

Todo o evento de 2018 promoverá uma excelente oportunidade de acolher interação e - particularmente durante o debate de encerramento, para inspirar “guerras amigáveis” que tradicionalmente buscam moldar o futuro dos Estudos Culturais Ibero-Eslavos.

As atualizações sobre a Conferência estarão disponíveis no website da conferência http://www.iberian-slavonic.eu