DCE solicita informações sobre transporte interunidades e convoca estudantes para assembleia nesta quinta-feira
O coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Igo Pereira da Silva, solicitou uma reunião, que foi realizada no gabinete da Reitoria, na manhã desta quinta-feira (03/05), com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis Diego Macedo, representante da secretaria de Infraestrutura - Tiago Garcia e com o reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) Maurílio Monteiro.
O objetivo da reunião foi buscar informações sobre o transporte interunidades da Unifesspa que está funcionando em novos horários desde o último dia 18 de abril, atendendo a um pedido dos estudantes dos diversos cursos que funcionam na Unidade III do Campus de Marabá.
De acordo com o representeante do DCE, as informações obtidas com a gestão da Unifesspa relativas a média de fluxo de usuários nos horários dos ônibus obtida ao longos dos últimos 15 dias, a estrutura de funcionamento, custeio, entre outros dados importantes vão nortear os estudantes na assembleia estudantil que será realizada na tarde desta quinta-feira, no Tapiri da Unidade I, às 17h30. A Assembleia foi convocada pelo DCE para discutir o tema, avaliar a aplicação dos novos horários e chegar a uma definição.
O coordenador geral DCE, Igo Pereira da Silva, destacou que vários alunos ainda estão reclamando a respeito dos novos horários, por isso a necessidade de uma assembleia. “Eles afirmam que estes horários em funcionamento desde o dia 18 de abril não estão atendendo a todos e a assembleia de hoje à tarde é para alinharmos uma proposta final que atenda a todos, a ser apresentada à Reitoria na próxima reunião”, disse.
Nesta sexta-feira (4), a Reitoria volta a se reunir com os representantes dos Centros Acadêmicos, DCE, Progep, e Institutos para avaliar a aplicação dos novos horários, válidos desde o dia 18 de abril, e construir, junto aos estudantes, o itinerário definitivo. A reunião acontecerá às 15h30, no miniauditório do PDTSA, na Unidade III, Campus Marabá. Nesses últimos dias, a rota vem funcionando com as seguintes modificações: o primeiro horário de ônibus funciona às 7h30 e não mais às 7h10; e neste horário são ofertados dois ônibus coletivos.
O reitor Maurílio Monteiro destacou a importância do protagonismo estudantil e lembrou que os estudantes propuseram mudanças no horário com vistas a atender aos alunos que moram em bairros mais distantes como São Félix, Morada Nova e Novo Horizonte e que, a partir dessa nova reestruturação de horários, eles teriam condições de pegar o ônibus e chegar para suas aulas das 7h30, sem atrasos e prejuízos acadêmicos.
Redes Sociais