Estudantes definem ajustes nos horários dos ônibus e nova proposta começa a valer na quarta-feira

• Publicado: Sexta, 04 de Mai de 2018, 18h51
  • Última atualização em Terça, 08 de Mai de 2018, 15h57

Destaque Onibus Reuniao EstOs estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) chegaram a um consenso sobre os horários dos ônibus que melhor atendam às necessidades de transporte e garantam mais qualidade no serviço oferecido à comunidade universitária. Depois de mais de 15 dias em teste, os novos horários aprovados, no último dia 12 de abril, foram revisados e passaram por alguns ajustes, atendendo aos anseios da classe estudantil, que representa a maioria entre os usuários do transporte gratuito, oferecido pela Instituição.

Na reunião com o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, realizada na tarde de sexta-feira (4), os estudantes apresentaram uma nova proposta de horários, que tem como principais mudanças a antecipação em 10 minutos no primeiro horário de retorno da Unidade III para a Unidade I do Campus de Marabá, que a partir de agora passa a ser às 11h35 e não mais 11h45. Também sofreu alteração o primeiro horário de saída da tarde, da Unidade I para a Unidade III, fixado às 13h15, chegando à Unidade III às 13h30. Houve, ainda, ajustes no horário de retorno da Unidade III para a Unidade I, aos sábados. Confira o horário definitivo, que começa a valer nesta quarta-feira (9).

Campanha de conscientização

Durante a reunião com a Reitoria, os alunos também sugeriram a realização de uma campanha de conscientização sobre o uso dos ônibus para que os estudantes possam, na sua rotina diária, acessar o serviço em seus respectivos horários de início de aulas, evitando uma sobrecarga nos horários de maior fluxo. A ideia é que sejam afixados cartazes e compartilhado conteúdo de divulgação nas redes sociais com a listagem dos cursos e os respectivos horários de atendimento dos ônibus.

“Assumimos esse protagonismo e agora partirá de nós o compromisso de mobilizarmos os alunos a utilizar os horários estabelecidos, desafogando um pouco os ônibus nos horários de maior fluxo. Essa união e conscientização dos alunos será muito importante para que tudo dê certo”, avaliou o estudante de Economia Odamitse Fonseca.

A estudante de História, Eliza Corrêa, avaliou o momento como importante para a união e protagonismo estudantil na Unifesspa. “Foi muito importante essa reunião dos CA's para conciliação de horários dos ônibus. Essa proposta foi a que melhor conseguimos chegar, buscando horários que atendam a maioria dos estudantes. E essa conversa mais franca dos representantes discentes com a Reitoria é fundamental para que eles possam compreender as nossas necessidades”, avaliou.

Representando os alunos da Saúde Coletiva, a estudante Jheyciele Naira dos Santos afirmou que “além de conscientizar os colegas, é preciso batalhar para que seja colocado em prática o que foi aprovado aqui, com a mobilização dos técnicos e docentes. Acredito que com diálogo, teremos importantes avanços”, afirmou a estudante. O reitor da Unifesspa informou que para essas questões de alinhamento de início das aulas aos horários dos ônibus irá convocar, para a próxima segunda-feira (7), os diretores de institutos e coordenadores de curso para um diálogo, buscando soluções para as adequações necessárias, sem prejuízos acadêmicos dos discentes. Reuniao Onibus 0096

Rota Universitária

O coordenador geral do DCE, Igo Pereira da Silva, informou que a nova Rota Universitária a ser implantada pela Prefeitura de Marabá, entrará em funcionamento no dia 4 de junho, melhorando o transporte público oferecido aos alunos e servidores, bem como da comunidade do entorno da Unifesspa. De acordo com a proposta inicial, a nova rota percorrerá vários bairros, com paradas em frente às Unidades I (Folha 31), II (Folha 17) e III (Cidade Jardim) da Unifesspa, contemplando, inclusive, as comunidades Nossa Senhora Aparecida e Araguaia.

Desde o início das atividades da Unifesspa no conjunto Cidade Universitária, a Reitoria vem buscando sensibilizar as autoridades locais sobre as deficiências de transporte público. Diante da ausência de transporte regular no bairro, a Unifesspa vem disponibilizando ônibus próprios para o deslocamento de estudantes e servidores entre as unidades, garantindo a permanência dos alunos nos cursos superiores.

Atualmente, dois ônibus são empregados no transporte interunidades, com investimento anual de cerca de meio milhão de reais, que incluem despesas com contratação de motoristas, manutenção dos veículos e combustível. São 220 km rodados por dia e mais de 109 mil quilômetros percorridos, anualmente, com custo de R$ 120 mil em combustíveis ao ano. Com a nova proposta de horários, o custeio será ainda maior, com a disponibilização de um ônibus a mais em horários específicos como o das 7h30, 11h35 e 22h.

Circulam em média 1500 pessoas, diariamente, entre professores, técnicos, alunos e terceirizados na Unidade III, do Campus de Marabá.