Integração: ICSA realiza Gincana em homenagem ao Dia do Contabilista
No último dia (25/04 – Dia do Contabilista) o curso de Ciências Contábeis do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), do Campus de Rondon do Pará, promoveu a Primeira Gincana do Contabilista. O evento final foi realizado no clube da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e contou com a participação de mais de 150 alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
Esta ação surgiu a partir de um projeto desenvolvido por discentes e docentes do curso com o intuito de promover a integração de discentes e celebrar o dia do Contabilista. Contribuindo ainda com a função social da Unifesspa foram arrecadados 175kg de alimentos destinados ao Posto de Recolhimento da prefeitura de Paragominas.
O primeiro ano somou 22 pontos no geral, ficando o quarto ano com 20, segundo ano com 11 e o terceiro ano com 10 pontos.
“A Gincana foi importante para oportunizar e congregar os profissionais e refletir sobre o presente e futuro do profissional da Contabilidade no Brasil, além de nos congratularmos pelo dia do Contabilista”, destacou a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Marlla Feitosa.
Dia do Contabilista: "Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro".
Com esta frase, dita no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia dos profissionais contábeis, o senador e Patrono dos Contabilistas, João Lyra, instituiu o Dia do Contabilista, prontamente adotado pela classe contábil e, atualmente, oficializado em grande número de municípios. Era o ano de 1926.
Em dezembro do ano anterior, João Lyra havia sido eleito presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros e, em toda a sua vida parlamentar, propôs e fez aprovar várias leis em benefício da profissão contábil.
Em seu discurso de agradecimento, Lyra homenageou outro grande Contabilista, Carlos de Carvalho: "Quando, em 1916, justifiquei, no Senado Federal, a conveniência de se regularizar o exercício de nossa profissão, acentuada a merecida e geral confiança que adviria do abono da classe, por seus mais circunspectos representantes, à capacidade moral e técnica dos Contadores, foi o grande e saudoso mestre paulista uma autoridade sem equivalente no Brasil, como bem disse o senhor Amadeu Amaral, quem me endereçou os primeiros e os mais desvanecedores protestos de apoio e de solidariedade".
O Dia do Contabilista foi oficialmente instituído pela Lei Estadual nº 1.989, em 23 de maio de 1979.
Em abril de 2012, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) determinou que o Sistema CFC/CRCs passasse a substituir o termo Contabilista, por Profissional da Contabilidade.
De acordo com ofício dirigido aos CRCs, “a alteração da terminologia... deve-se ao processo de modernização da profissão. A edição da Lei nº 12.249/2010, publicada no dia 14 de junho de 2010, representou um marco nesse processo”.
O ofício informava também que “o Plenário do CFC deliberou pela substituição do termo Contabilista por Profissional da Contabilidade, quando houver referência conjunta a Contadores e Técnicos. Esta decisão vem sendo respeitada, inclusive, nos conteúdos das normas editadas pelo CFC”.
O termo contabilista é usado para designar o profissional com Bacharelado em Contabilidade ou o Técnico em Contabilidade.
Redes Sociais