Equipe gestora da Unifesspa se reúne para tratar dos novos horários interunidades que passam a vigorar nesta quarta-feira

• Publicado: Terça, 08 de Mai de 2018, 10h23
  • Última atualização em Terça, 08 de Mai de 2018, 15h56
  • Acessos: 1904

Destaque Reuniao Prof OnibusO transporte Interunidades da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vinha funcionando em testes há mais de 15 dias. Na tarde desta segunda-feira (07/05), o reitor da Unifesspa Maurílio Monteiro se reuniu com os coordenadores de cursos e diretores dos institutos, no miniauditório do PDTSA - para tratar da reformulação dos horários proposta pelos estudantes que objetiva melhor atender as necessidades de transporte e garantam mais qualidade no serviço oferecido à comunidade acadêmica.

Participaram da reunião o coordenador do curso de História Geovanni Gomes Cabral, diretor adjunto do Instituto de Linguística, Letras e Artes (Illa) e coordenador de Pós-graduação em Abordagens Culturalistas - Gilson Penalva, diretora adjunta do Instituto de Saúde e Biológicas - Ana Cristina Viana Campos, coordenadora do curso de Psicologia – Lúcia Cavalcante, coordenadora do curso de Saúde Coletiva – Priscila da Silva Castro, diretor do Iedar – Eduardo Lucas Peixoto, diretor adjunto do Iedar – Gilliad Souza, coordenador do curso de Ciências Agrárias – Josiel Oliveira, coordenador do curso de Ciências Biológicas – Diógenes Silva e o coordenador do curso de Ciências Econômicas – Jarbas Carneiro dos Santos.

Na reunião, realizada na tarde de sexta-feira (4) e que contou também com a presença do reitor da Unifesspa - Maurílio Monteiro, os estudantes apresentaram a proposta de reformulação dos horários, sendo amplamente discutida entre todos para que os estudantes possam, na sua rotina diária, acessar o serviço em seus respectivos horários de início de aulas, evitando uma sobrecarga nos horários de maior fluxo.  Com isso, haverá um escalonamento das turmas, contribuindo assim, para melhor organização dos horários dos ônibus. Os professores também entenderam a realidade dos alunos e se comprometeram a promover os ajustes necessários para que eles não sejam prejudicados.Reunião 1

“É justa e válida estas novas adequações nos horários dos ônibus. Foi importante a reunião para que chegássemos a um consenso. Hoje, os coordenadores dos cursos junto com os coordenadores de centros acadêmicos (C.As) vão passar nas salas de aulas dando os informes aos alunos sobre o que ficou decidido em reunião e informar que as mudanças já iniciam a partir desta quarta-feira”, disse o diretor do Iedar – Eduardo Lucas Peixoto.

Para o coordenador do curso de História Geovanni Gomes Cabral, “a reunião foi muito importante, pois estabeleceu o diálogo com a gestão. É necessário que os alunos agora, se conscientizem e utilizem os novos horários para que haja melhor equilíbrio no fluxo do transporte interunidades”, pontuou.

As principais mudanças foram a antecipação em 10 minutos no primeiro horário de retorno da Unidade III para a Unidade I do Campus de Marabá, que a partir de agora passa a ser às 11h35 e não mais 11h45. Também sofreu alteração o primeiro horário de saída da tarde, da Unidade I para a Unidade III, fixado às 13h15, chegando à Unidade III às 13h30. Houve, ainda, ajustes no horário de retorno da Unidade III para a Unidade I, aos sábados.

Ficou acertado também que os alunos promoverão uma campanha de conscientização sobre o uso dos ônibus. A ideia é que sejam afixados cartazes e compartilhado conteúdo de divulgação nas redes sociais com a listagem dos cursos e os respectivos horários de atendimento dos ônibus.

O transporte que é gratuito, passará a vigorar com novos horários a partir desta quarta-feira (09/05), Clique aqui e saiba como ficaram os horários do transporte Interunidades.

Novidade: O coordenador geral do DCE, Igo Pereira da Silva, informou que a nova Rota Universitária a ser implantada pela Prefeitura de Marabá, entrará em funcionamento no dia 4 de junho, melhorando o transporte público oferecido aos alunos e servidores, bem como da comunidade do entorno da Unifesspa. De acordo com a proposta inicial, a nova rota percorrerá vários bairros, com paradas em frente às Unidades I (Folha 31), II (Folha 17) e III (Cidade Jardim) da Unifesspa, contemplando, inclusive, as comunidades Nossa Senhora Aparecida e Araguaia.

Desde o início das atividades da Unifesspa no conjunto Cidade Universitária, a Reitoria vem buscando sensibilizar as autoridades locais sobre as deficiências de transporte público. Diante da ausência de transporte regular no bairro, a Unifesspa vem disponibilizando ônibus próprios para o deslocamento de estudantes e servidores entre as unidades, garantindo a permanência dos alunos nos cursos superiores.

Dados relevantes: Atualmente, dois ônibus são empregados no transporte interunidades, com investimento anual de cerca de meio milhão de reais, que incluem despesas com contratação de motoristas, manutenção dos veículos e combustível. São 220 km rodados por dia e mais de 109 mil quilômetros percorridos, anualmente, com custo de R$ 120 mil em combustíveis ao ano. Com a nova proposta de horários, o custeio será ainda maior, com a disponibilização de um ônibus a mais em horários específicos como o das 7h30, 11h35 e 22h. O transporte interunidades atendem em média 1.500 pessoas, diariamente, entre professores, técnicos, alunos e terceirizados na Unidade III, do campus de Marabá. Reunião 2