III Encontro de Pós-Graduação tem início com palestra sobre formação de professores e os desafios da Universidade Pública

• Publicado: Quinta, 10 de Mai de 2018, 15h59
  • Última atualização em Segunda, 14 de Mai de 2018, 09h00

Destaque PropitO III Encontro de Pós-Graduação promovido pela Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) iniciou na manhã de quinta-feira (10/05), no Auditório do prédio administrativo da Unidade III, e contou com a presença de técnicos, professores e alunos dos diversos cursos ofertados pela universidade.

A mesa de trabalhos foi composta pelo diretor de Pesquisa e Inovação Tecnológica - Prof. Dr. Francisco Ribeiro da Costa, diretor de Pós-Graduação - Prof. Dr. Erinaldo Vicente Cavalcanti, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica - Prof.ª Dr.ª Cindy Stella Fernandes e o reitor da Unifesspa – Prof. Dr. Maurílio Monteiro.

Em sua fala, o reitor enalteceu o III Encontro de Pós-Graduação – destacando a importância de se produzir pesquisa e de se desenvolver projetos que possam contribuir significativamente com o desenvolvimento da região. “Com esse evento, nós ressaltamos o quanto é importantíssimo que a Unifesspa fomente pesquisa com grande inserção social e com olhar regional; então, alcançaremos legitimidade acadêmica. Parabenizo a todos pelo encontro e agradeço desde já a professora Ana Maria Monteiro que nos agracia com a sua presença e conhecimento”, destacou.

A Profª Drª Ana Maria fez a conferência de abertura do III Encontro de Pós-Graduação – ministrando a palestra intitulada: “Formação de professores: desafios para a Universidade pública”.

Durante a palestra, a professora destacou que a formação de professores deve passar para dentro da profissão, isto é, deve basear-se na aquisição de uma cultura profissional, concedendo aos professores mais experientes um papel central na formação dos mais jovens. Esta formação deve dedicar uma atenção especial às dimensões pessoais da formação docente, trabalhando essa capacidade de relação que define o tato pedagógico; valorizando o trabalho em equipe e o exercício coletivo da profissão, reforçando a importância dos projetos educativos de escola.

A formação de professores deve estar marcada por um princípio de responsabilidade social, favorecendo a comunicação pública e a participação profissional no espaço público da educação.

Ela encerrou a palestra com uma das frases conhecidas de Paulo Freire que diz: “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho, caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar”.Evento Propit

Após a palestra, houve um debate em que os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e contribuir com as discussões sobre o tema.

No dia (11/05) - o evento seguiu no Auditório da Unidade III com a palestra: “As ações promovidas pela Comissão Permanente do Fórum dos reitores da Região Norte e Capes visando a diminuição das assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG)", ministrada pelo profº Drº Carlos Renato Lisboa Francês, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Este ano, foram inscritos mais que o dobro de trabalhos em relação a 2ª edição do evento realizada o ano passado.

Conheça mais da Profª Ana Maria Monteiro: Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Educação e mestre em História, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ, é integrante do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ no qual orienta pesquisas de mestrado e doutorado, e do Mestrado profissional em Ensino de História - PROFHistória. Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História-LEPEH, integra também como pesquisadora o Núcleo de Estudos de Currículo - NEC da Faculdade de Educação/UFRJ e o grupo de pesquisa interinstitucional Oficinas da História. Desenvolve pesquisas sobre currículo nas áreas de História e Educação, com foco nos seguintes temas: ensino de história, docência, formação de professores, história do currículo e das disciplinas escolares, saberes docentes e conhecimento escolar. Autora da obra "Professores de história: entre saberes e práticas", e organizadora de livros na área, possui artigos publicados em livros e periódicos: Educação & Sociedade, Caderno CEDES, Educação & Realidade, Ensino, Em Aberto, Práxis Educativa e Educar em Revista. Entre 2008 e 2015 exerceu a função de Diretora da Faculdade de Educação da UFRJ.