Inscrições do Enem encerram no dia 18 de maio

• Publicado: Sexta, 11 de Mai de 2018, 16h08
  • Última atualização em Sexta, 11 de Mai de 2018, 16h49

saladeaulaO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no dia 07 de maio até às 23h59 (horário oficial de Brasília-DF) do dia 18 de maio de 2018, exclusivamente no endereço: http://enem.inep.gov.br/participante

O ENEM é o principal meio de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Assim como na edição do último ano, o Exame será aplicado nos dois primeiros domingos de novembro, dias 04 e 11, com a abertura dos portões às 12h; fechamento dos portões às 13h e início das provas às 13h30min, de acordo com o horário oficial de Brasília. No mês de outubro, os participantes terão acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição, documento que informa o local de prova do Enem. As provas serão realizadas em todas as Unidades da Federação.

As provas do Enem 2018 vão contar com 180 questões de múltipla escolha e uma redação de caráter dissertativo-argumentativo. Ao todo, serão 45 questões em quatro áreas de conhecimento, que vão abordar as seguintes matérias: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação; Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia; Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia; Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

As provas das duas primeiras áreas de conhecimento serão aplicadas no primeiro domingo, dia 04 de novembro, junto da redação do Enem 2018. A aplicação terá cinco horas e trinta minutos de duração. No segundo dia do Exame (11 de novembro), será a vez da aplicação das duas últimas áreas de conhecimento, e terá cinco horas de duração,

O Enem 2018, regulamentado pelo Inep, tem como principal finalidade a avaliação individual do desempenho escolar e acadêmico, ao fim do ensino médio dos estudantes que pretendem ingressar no ensino superior. A taxa de inscrição do ENEM é de R$ 82,00 (oitenta e dois reais), exceto para os casos previstos na Portaria/MEC nº 468, de 3 de abril de 2017, e no item 3.3 do Edital. O pagamento da taxa de inscrição do Exame deverá ser realizado até o dia 23 de maio de 2018 por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) e poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios, respeitados os horários de compensação bancária, sob pena da inscrição não ser confirmada.

A GRU Cobrança utilizada para o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018 deve ser gerada, exclusivamente, na Página do Participante: http://enem.inep.gov.br/participante. O valor referente à taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, exceto no cancelamento do ENEM.
O edital completo do Enem está disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2018/edital_enem_2018.pdf