Unifesspa aplica pela primeira vez prova da Olimpíada Brasileira de Informática

• Publicado: Quinta, 17 de Mai de 2018, 11h32
  • Última atualização em Quinta, 17 de Mai de 2018, 16h45

Destaque Mestrado Inovaçao TecA Sociedade Brasileira de Computação (SBC) anuncia a realização da XX Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2018), uma competição organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) aplica pela primeira vez uma fase local da prova.

A  fase local da prova da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2018), será  aplicada na Unidade II da Unifesspa, Campus de Marabá, nesta quinta-feira, dia 17 de maio de 2018. Os Alunos que estudam no período da manhã farão a prova a partir das 15h, os que estudam no período da tarde farão a prova a partir das 9h. As inscrições para a XX Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2018) são gratuitas.

A OBI está organizada em duas modalidades, e cada modalidade é dividida em níveis: modalidade iniciação e programação. Em todas as modalidades e níveis os alunos competem individualmente. Cada aluno poderá estar inscrito em apenas uma modalidade e nível.

A OBI é composta de provas em três fases: Fase I (local) – realizada nesta quinta-feira (17) será aplicada na Unidade II, para os alunos da Unifesspa. A fase II (estadual) será aplicada no dia 22 de junho, na Unidade II, para os alunos da Unifesspa. A fase III (nacional) será aplicada no dia 25 de agosto em local a ser divulgado.

O objetivo da OBI é "despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição". Neste ano participarão alunos do quarto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio das escolas da rede municipal de ensino, assim como alunos dos primeiros períodos de cursos de graduação, somando em torno de 400 participantes.

Os alunos da Unifesspa que participarão da competição estão no primeiro ano da primeira graduação da Instituição e já trabalham com linguagem de programação. Os alunos inscritos ganharão certificados de participação e 3 meses de acesso gratuito à plataforma Alura (www.alura.com.br), para realizar diversos cursos pela internet.

A Unifesspa participa desta etapa, com 60 alunos inscritos na modalidade programação, todos no nível sênior. Em Marabá, as instituições de ensino superior que se cadastraram foram a Unifesspa  e o IFPA-Campus Marabá Industrial. ”Nos próximos anos poderemos participar com um grupo muito maior de alunos. Temos desenvolvido o projeto de extensão "Projeto de Introdução e Qualificação à Práticas de Programação para Alunos do Ensino Médio e Superior do Município de Marabá – PA", que oferta cursos de programação para alunos do ensino médio (escolas particulares e públicas) e alunos do ensino superior com interesse em aprender a programar. No próximo ano, todos esses alunos da extensão poderão também participar da OBI, o que nos permitirá participar também dos demais níveis da modalidade programação, destaca Léia Sousa, professora da Unifesspa e coordenadora local da OBI.

A prova da modalidade Programação exige conhecimento em programação; é necessário prover computadores para os participantes, na ocasião da prova. A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de programação.

Na modalidade Iniciação os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de computação, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo desta modalidade é despertar o gosto por problemas de computação e detectar talentos potenciais para programação. Modalidade Programação - Nível Júnior, Nível 1, Nível 2 e Nível Sênior.

Premiação

Todos os participantes receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze.

Os melhores colocados das modalidades Iniciação e Programação (exceto os do Nível Sênior) serão convidados para a Semana Olímpica da OBI, no Instituto de Computação da Unicamp, em Campinas, de 2 a 8 de dezembro de 2018, a qual os alunos participam de cursos e treinamentos em vários níveis, do básico ao avançado.

Os alunos da modalidade Iniciação participarão de Cursos de Introdução à Programação; os alunos da modalidade Programação participarão de Cursos de Programação Avançada. Os cursos serão ministrados no Instituto de Computação da Unicamp, e acontecerão em datas divulgadas oportunamente. Para os alunos da modalidade Programação nível 2, haverá, durante o Curso de Programação Avançada, uma seleção para escolher os quatro alunos integrantes da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática, (IOI2018) que será realizada na cidade de Tsukuba, Japão, em setembro de 2018 e que conta com a participação de equipes de mais de 80 países.