Tauari Vivo! Projeto inicia atividades com capacitação aos participantes

• Publicado: Quinta, 17 de Mai de 2018, 16h27
  • Última atualização em Quinta, 17 de Mai de 2018, 17h25

Capacitacao Elias Tauari 16 05 2018Treinamento em agroecologia com ênfase em sistemas agroflorestais: esse foi o tema do primeiro módulo para capacitação de bolsistas e participantes do Projeto Tauari Vivo!, realizado nesta quarta-feira, 16 de maio, na Unidade III da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Campus de Marabá.
Ministrado pelo representante da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) no Projeto em parceria com a Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), o servidor Elias Albuquerque considerou o módulo introdutório às ações de monitoramento, conservação e restauração de agroecossistemas marginais ao rio Tauarizinho. “Nosso objetivo é capacitá-los para o projeto e às ações que desenvolverão fora da Unifesspa, já que a extensão contribui para troca de conhecimento com a sociedade. A capacitação está organizada em quatro módulos e teremos como participantes, além dos bolsistas do projeto, também estudantes das ciências agrárias e membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT)”.
Os outros módulos serão: “Áreas de preservação permanente segundo o código florestal e gestão ambiental”, “Produção de mudas em viveiro com ênfase em agroecologia” e “Agroecologia – Ênfase em solos e sua biodiversidade”, a serem agendados com os participantes.

Foram ofertadas 12 cotas de bolsa com duração de um ano, aos  discentes de graduação da Unifesspa para desempenhar ações voltadas a restauração da fauna e flora nas adjacências do Rio Tauarizinho, levando em consideração o correto uso do solo, a fim de reestruturá-lo com a interferência mínima de insumos externos.

As atividades do projeto contempladas no edital foram referentes à ações de restauração florestal com o uso de Sistemas Agroflorestais, coleta de sementes, produção de mudas, implantação dos módulos de reestruturação florestal com SAFs na mata ciliar, plantios de enriquecimento florestal/produtivo da mata ciliar, produção e inoculação de fungos micorrízicos, produção de hidrogel, mapeamento e construção de cerca da área, levantamento florístico e inventário florestal, bioindicadores de mamíferos e invertebrados, monitoramento por fotogeorreferenciamento da mata ciliar, mapeamento geológico/geomorfológico do entorno do Rio Tauarizinho e áreas adjacentes na Unidade III do Campus de Marabá da Unifesspa, assim como um curso de inglês à nível básico para integrantes do Exército.