Indígenas e Quilombolas da Unifesspa se reúnem em assembleia para discutir políticas de permanência na instituição

• Publicado: Segunda, 28 de Mai de 2018, 09h08
  • Última atualização em Segunda, 28 de Mai de 2018, 09h31

Destaque Reunião AdiquiA Associação dos Discentes Indígenas e Quilombolas (Adiqui/Unifesspa) realizou uma assembleia extraordinária no último dia (19/05) para mobilizar seus associados e estudantes no fortalecimento das lutas em defesa dos direitos e da garantia de permanência na Unifesspa, haja vista que até o momento o Ministério da Educação (MEC) não abriu inscrições para o Programa Bolsa Permanência Especial à Indígenas e Quilombolas.

A Coordenação de Integração Estudantil (Ciest) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) participou a fim de conhecer a demanda da Adiqui e, juntamente com discentes, avaliar outras formas de garantir a permanência dos indígenas e quilombolas na Unifesspa.

O psicólogo e coordenador do Ciest, Augusto Severo, destacou que “são pelo menos 49 alunos calouros que ainda não foram atendidos pelo Bolsa Permanência e até agora o MEC não divulgou nenhuma perspectiva para abertura das inscrições no Programa. A Proex conhece os desafios enfrentados por indígenas e quilombolas tanto para o acesso como para permanência na cidade e na Unifesspa e, por isso, pediu na reunião que os discentes não desistam do seu curso”, argumentou.

Num diálogo contínuo com a gestão da Unifesspa, a Proex garantiu que no mês de maio os alunos recebam o auxílio através do Programa de Apoio à Permanência e aguardará posicionamento do MEC após reunião com lideranças indígenas e quilombolas no próximo dia 29 de maio, em Brasília.

Sobre o Programa Bolsa Permanência: O Programa de Bolsa Permanência (PBP) é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro à estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas.Reunião Adiqui

Para os estudantes indígenas e quilombolas é garantido um valor diferenciado, em razão de suas especificidades com relação à organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições, amparadas pela Constituição Federal.

O MEC é o gestor do programa, cabendo à Unifesspa, assim como as demais instituições federais: selecionar e cadastrar e repassar mensalmente ao MEC, via sistema de informação, os estudantes que fazem jus à bolsa permanência; realizando o acompanhamento acadêmico desses estudantes beneficiados e enviar os resultados ao órgão responsável, sempre que solicitado, dentre outras ações.

Fotos: Adiqui Unifesspa