Seletiva estadual: Alunos da Unifesspa são vice-campeões de handebol nos Jogos Universitários Brasileiros

• Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 08h31
  • Última atualização em Segunda, 04 de Junho de 2018, 08h32

Destaque Jogos BelémQuarenta estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participaram da Seletiva Estadual Pará para Conferência Norte dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2018), em Belém, nos dias 18 a 23 de maio.

A seletiva reuniu 10 instituições de ensino superior do estado nas modalidades: basquete, futsal, handebol e vôlei masculino e feminino, com 37 equipes, num total de 490 atletas, tendo a delegação da Unifesspa participado em todas as modalidades na categoria masculino.

Na classificação da seletiva, as equipes de handebol ficaram na 2ª colocação e a de basquete ficou em 3º lugar.

Para o técnico do time de Handebol, Fredson Valente, o nível de todas as equipes que participaram da seletiva foi alto, mas a Unifesspa estava preparada para a competição. “Nossos atletas vieram preparados e motivados para a seletiva. Agora, é voltar para Marabá e continuar treinando para os próximos jogos. Precisamos melhorar nosso aparato técnico e espaço físico para treinos. Acredito que isso influencia bastante no rendimento dos meninos e é nisso que vamos trabalhar agora”, argumentou Valente.

Para o time de basquete foi a primeira oportunidade de representar a Unifesspa em um evento esportivo universitário a nível estadual, com auxílio da instituição, e já conquistaram o 3º lugar. “O basquete ainda não é uma modalidade tão popular em Marabá e, apesar de termos nos treinos a participação de servidores e alunos da pós-graduação, precisamos popularizar o esporte e trazer mais visibilidade para a prática esportiva dentro e fora da Universidade”, disse Petry Furtado.Jogos de Belém 1

A Unifesspa, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), fomenta a participação discente em eventos de caráter esportivo. Para isso, o edital nº 07/2018 apoia financeiramente discentes/atletas em seus gastos com inscrição, alimentação, locomoção e estadia nos locais de realização das competições.

E, em reconhecimento ao desempenho dos atletas e dos colaboradores na seletiva, a Proex/Unifesspa parabeniza os participantes por meio de uma nota oficial da Pró-Reitoria.

Confira a íntegra da Nota de Agradecimento:

A Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará parabeniza seus discentes/atletas pela participação na “Seletiva Estadual Pará – JUBs 2018 Conferência Norte - “evento ocorrido no período 18 a 23 de maio de 2018, em Belém do Pará, e realizado pela Federação de Esportes Universitários do Pará (FEUP). Nesta edição, a Unifesspa participou com uma delegação de 44 pessoas entre elas atletas/discentes, técnicos administrativos e colaboradores eventuais (treinadores).

Sem dúvidas a melhor participação da Universidade no referido evento onde sagrou-se 2ª colocada (vice-campeã) na modalidade handebol masculino e 3º colocada na modalidade basquetebol masculino. Nas modalidades futsal e voleibol masculino apesar de não terem obtido pódio, não faltou garra, empenho e determinação por parte dos nossos atletas. Ressalta-se ainda, o elevado nível técnico da competição que ano após ano, vem forçando as instituições a fazerem mais investimentos no apoio à participação dos discentes nos eventos esportivos e colocando o Pará no rol dos Estados com significativa representatividade na área esportiva a nível nacional.

Parabeniza-se, portanto, os atletas do handebol masculino: Paulo George dos Santos da Silva, Jairo Viveiros de Souza, Leandro de Sousa Brito, Raulem Santana Santos, Gabriel Gomes Alves, Caíque Rafael Oliveira Soares, Lucas Farias Moraes e Rowan Lucas Veras de Souza.Jogos de Belém 3