Naia implementa campanha educativa sobre inclusão e acessibilidade na Unifesspa

• Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 08h47
  • Última atualização em Segunda, 04 de Junho de 2018, 16h46

Destaque Por uma Unifesspa Acessível“Por uma Unifesspa Acessível e Inclusiva” é o tema da campanha educativa que será implementada pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) a partir deste mês de junho na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) com foco na inclusão e acessibilidade.

A campanha é uma das ações do Naia que colaboram com a implementação da política de acessibilidade e inclusão na Unifesspa, e tem por objetivo sensibilizar e oportunizar o diálogo com a comunidade acadêmica sobre os direitos das pessoas com deficiência, na sociedade e especificamente na Unifesspa.

A inclusão educacional constitui a prática mais recente no processo de universalização da educação. Ela se caracteriza em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana.

A metodologia da campanha consiste em visitas a cada sala de aula por uma equipe do Naia, composta por servidores e bolsistas, com duração de aproximadamente 30 minutos. Durante esse tempo, a equipe irá dialogar com a turma e o professor sobre o trabalho desenvolvido pelo Núcleo, sobre inclusão, acessibilidade, direitos das pessoas com deficiências e altas habilidades/superdotação na sociedade e principalmente no contexto da universidade. Disponibilizando ainda, orientações a respeito de atitudes inclusivas necessárias de serem estabelecidas na interação com esta população.

“A campanha é uma continuidade de atividades de sensibilização da comunidade universitária acerca dos direitos das pessoas com deficiência, convivência sem discriminação ou práticas de preconceitos, com o intuito de se uma cultura inclusiva na Unifesspa, ao mesmo tempo que contribui com a formação dos universitários e servidores da universidade”, disse a coordenadora do Naia Lucélia Rabelo.

Segundo a coordenadora, para organização dos passos para a efetivação desse evento, entramos em contato com os diretores de institutos e suas secretarias para informar sobre o assunto, finalidade e importância e ainda para solicitar informações minuciosas sobre as turmas de graduação e pós-graduação, horários e salas para que pudéssemos organizar o cronograma a ser realizado pela equipe do Naia e protagonismo de alunos e ex-alunos com deficiência da Unifesspa.

Ainda segundo Rabelo, na primeira edição da Campanha “Por uma Unifesspa Acessível”, foi possível ter uma interação importante com a comunidade universitária (docente e alunos) de cada turma visitada, dialogar sobre informações, anotar demandas e poder selar um compromisso com os mesmos em prol de uma Unifesspa acessível e inclusiva, rompendo com estereótipos, estigmas e preconceitos para com as pessoas com deficiência. Foram feitas dinâmicas educativas, sobre como auxiliar pessoas com deficiência com orientação e mobilidade em especial.

Entre os assuntos que serão tratados durante a campanha estão: O que é o Naia, apresentação da equipe, objetivos da campanha, público de pessoas com deficiência na Unifesspa, tipos de acessibilidade existentes, barreiras e condições de acessibilidade que precisam ser garantidas na infraestrutura, arquitetura, informação e comunicação, prática pedagógica inclusiva e acessibilidade atitudinal que tem funcionado como a principal barreira a ser superada com a construção de uma cultura inclusiva na Unifesspa.

Dados importantes: Segundo dados do Censo Demográfico de 2000, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima a população brasileira em 187.434.170 pessoas com, aproximadamente, 34.580.721 pessoas portadoras de deficiência. Considerando esses números expressivos, a política educacional para a inclusão da pessoa portadora de deficiência, no ensino superior, possui uma plataforma programática que se dedica a garantir o direito à educação para essas pessoas, permitindo o acesso e permanência em igualdade de oportunidades para estudantes com deficiência.