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Unifesspa sediará o I Encontro do Grupo de Pesquisas em Educação de Surdos

  • Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 11h00
  • Última atualização em Segunda, 04 de Junho de 2018, 11h02
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Destaque GPESO I Encontro do Grupo de Pesquisas em Educação de Surdos (GPES): Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue, Práticas Pedagógicas, Contextos de Ensino e Formação de Professores, acontecerá em 08 e 09 de junho de 2018, em Marabá, com o tema: “Panorama da Educação de Surdos no Sul e Sudeste Paraense”.

O GPES tem pesquisadores professores e discentes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), bem como professores da educação básica, realizando pesquisas em diversos municípios do sul e sudeste do Pará, com o objetivo de fazer um panorama de como está acontecendo a educação de surdos nesta região.

O evento pretende mostrar os resultados finais ou parciais dessas pesquisas, bem como abrir espaço para que outros pesquisadores externos ao grupo possam também apresentar trabalhos, contribuindo para a reflexão, produção e socialização de conhecimentos sobre a inclusão educacional das pessoas com surdez.

Durante o evento haverá o minicurso “Metodologias de Ensino de Língua Inglesa para alunos surdos”, da autora Naára Alricélia Gomes Silva, além das oficinas de Introdução a Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos autores: Fábio da Silva Pereira e Valmária Martins Borges e a oficina de Tradução/Interpretação LP-Libras/Libras-LP da autora Miciléia Loiola Fernandes Pereira.

Na Comunicação Oral, os participantes poderão conhecer os seguintes grupos de trabalhos, suas pesquisas na área e seus respectivos autores: Grupo de Pesquisas em Educação de Surdos (GPES) - Panorama da Educação de surdos no sul e sudeste paraense - Autoras: Ana Paula dos Santos Silva, Francisca Maria Cerqueira da Silva, Paula Saldânia Rocha de Souza, Simone Gomes dos Santos, Valmária Borges Martins; A Escolarização de pessoas com surdez: Das propostas legais à prática cotidiana - Autoras: Jaquilene Souza da Silva, Vanja Elizabeth Sousa Costa; Matemática e Língua Portuguesa no AEE: Alguns apontamentos - Autor: Adriano Aparecido da Silva, Walber Christiano Lima da Costa; Letramento em Língua Estrangeira: A Libras no Ensino da Língua Inglesa como L3 para surdos - Autores: Gideão da Silva Nascimento dos Santos, Francisca Maria Cerqueira da Silva; Recursos Didáticos no Ensino de Matemática: Uma Proposta na Educação de Surdos - Autores: Walber Christiano Lima Da Costa, Valdineia Rodrigues Lima, Carla Cristina Coelho Carvalho; Bilinguismo: O que dizem alguns professores de surdos? - Autores: Walber Christiano Lima da Costa, Rennan Alberto dos Santos Barroso; Práticas Pedagógicas no ensino superior: a produção de vídeos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de graduandos na UFPA - Autoras: Waldma Maira Menezes de Oliveira, Raphaella Duarte Cavalcante Lopes; Educação Inclusiva e Interdisciplinaridade: a Escola do Campo e a construção indentária dos educandos surdos - Autoras: Waldma Maira Menezes de Oliveira, Aline Corrêa Barros da Costa, Renata Ferreira Siqueira, Thaianny Cristine Dias Valente; Veredas da atuação do Intérprete Educacional: função técnica ou pedagógica? - Autoras: Waldma Maira Menezes de Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira.

No dia 08 de junho, o I Encontro do Grupo de Pesquisas em Educação de Surdos contará ainda com alguns temas que serão discutidos em mesa-redonda como o Contexto de Marabá: O professor surdo e suas práticas pedagógicas e a atuação do Centro de Apoio Especializado ao surdo (Caes) e da Central de Interpretação de Libras (CIL). Já no dia 09, será a vez das discussões sobre as Práticas Pedagógicas e vivências familiares no contexto da educação de surdos (IFPA – Marabá).

O evento conta com o apoio do Grupo de Pesquisas em Educação de Surdos da Unifesspa, do Instituto de Linguística, Letras e Artes (Illa/Unifesspa), Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução (Falet/Unifesspa), Grupo de Estudos Surdos na Amazônia Tocantina (Gesat/UFPA) e do Grupo de Educação Inclusiva da Região Amzônica (Geira/UFPA).

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