Alunos da Unifesspa são aprovados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Informática
No último dia 29 de maio, foram divulgados os resultados e os classificados da 1ª fase (local) da Olimpíada Brasileira de Informática, nas Modalidades Iniciação e Modalidades Programação. Seis alunos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foram aprovados e seguem na competição.
O aluno Joshua Matheus de Jesus Silva Rocha, graduando do curso de Sistema de Informação foi um dos classificados e falou da expectativa para a segunda fase da Olimpíada, "me sinto empolgado porque programação é a matéria que eu mais gosto, e sempre gostei, desde que eu fazia engenharia elétrica. Assim que meus amigos souberam dessa prova me indicaram para fazer, pois sabem que programação é minha grande motivação, por isso, estou me dedicando para dar o meu melhor na próxima fase. Acredito que a participação da Unifesspa nessa olimpíada pode trazer um pouco de prestigio caso algum dos seis alunos classificados nessa primeira fase, cheguem pelo menos a nível nacional", afirmou.
A XX Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2018) é uma competição organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia e a Unifesspa aplica pela primeira vez uma fase local da prova. As provas são compostas de três fases e organizadas em duas modalidades. Fase I (local) – realizada em 17 de maio, aplicada na Unidade II, para os alunos da Unifesspa. A fase II (estadual) será aplicada no dia 22 de junho, na Unidade II, para os alunos da Unifesspa. A fase III (nacional) será aplicada no dia 25 de agosto, local a ser divulgado. Cada modalidade é dividida em níveis: modalidade iniciação e programação.
Os alunos inscritos participam em apenas uma modalidade, nível e competem individualmente. Nessa primeira etapa, a Unifesspa participou com 12 alunos, que estão no primeiro ano da graduação, inscritos na Modalidade Programação à nível sênior. Os alunos inscritos ganharão certificados de participação e 3 meses de acesso gratuito à plataforma Alura (www.alura.com.br), para realizar diversos cursos pela internet.
A prova da modalidade Programação exigiu conhecimento em programação com níveis variados de dificuldade como noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de programação.
A professora Leia Sousa de Sousa, coordenadora local, avaliou como muito positiva a participação da Unifesspa na OBI 2018. "Enquanto a média de pontuação nacional foi de 210 pontos, tivemos alunos que atingiram 260 pontos, e por esse motivo, levaremos mais alunos para a segunda fase. Assim, teremos 6 alunos participando da competição na fase estadual, que acontecerá no próximo dia 22 de junho", destacou.
Segundo a professora, no próximo ano, a adesão será muito maior, uma vez que a Unifesspa contará com maior prazo para divulgação e preparação. "Além disso, nosso calendário letivo já terá sido regularizado no próximo ano, na ocasião da OBI já teremos visto cerca de 70% do conteúdo das disciplinas básicas, o que deixará nossos alunos muito mais confiantes para participar de diversas maratonas e olimpíadas de programação. A partir de agora a OBI tornou-se um evento conhecido para a maioria dos nossos discentes", completou.
Mais informações sobre a Olimpíada Brasileira de Informática no site: https://olimpiada.ic.unicamp.br
Redes Sociais