Faculdade de Geologia realiza nesta quinta-feira seminário final sobre “Projeto Cavidades”

• Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 10h17
  • Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 10h18

Destaque ProcavO Projeto Cavidades (Procav) é realizado a partir do convênio entre a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a Vale S.A, com o intuito de atender às demandas regionais, concernentes ao desenvolvimento científico e tecnológico na Amazônia.

Ele integra pesquisa acadêmica e científica para fomentar expressiva contribuição na formação de recursos humanos na área de Espeleologia, com caráter multidisciplinar que engloba as seguintes linhas de pesquisa: Mineralogia e Geoquímica, Sedimentologia e Estratigrafia, Hidrogeologia, Geologia Estrutural e Sensoriamento Remoto.

O Procav é coordenado pelo Prof. PhD da Unifesspa Emídio Araújo dos Santos Júnior, e conta com a colaboração de professores doutores tanto da Unifesspa quanto da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade do Porto (Portugal), além de profissionais da Vale S.A, sendo esta, a fase final do seminário técnico de mestrado e doutorado.

No dia 07 de junho, a programação será realizada na Faculdade de Geologia, na Unidade II do campus de Marabá e terá abertura às 15h30, com a palavra do coordenador de Espeleologia e Tecnologia (Vale S.A) – Marcelo Roberto Barbosa.

Os resultados do Projeto Cavidades serão apresentados pelo Coordenador Científico do Projeto Prof. Dr. Antônio Emídio de Araújo Santos Júnior.

A partir das 16h10, será ministrada uma palestra sobre o Uso de lidar Aerotransportado para mapeamento e análise estrutural de depósitos ferríferos na serra azul de Carajás, Amazônia.

À tarde, também será ministrada a palestra intitulada: “Geoquímica e petrologia de formações ferríferas bandadas da formação de Carajás: implicações na evolução paleoambiental da mina N4, Província mineral de Carajás – PA”, pelo Prof. MSc. Simei Dias (UFPA/ Universidade do Porto).

Os participantes também conhecerão sobre os “Aspectos mineralógicos e geoquímicos do espeleotema tipo crosta em cavernas ferríveras/lateríticas de Serra Norte, Carajás, Pará” – palestra que será ministrada pela Profª MSc. Ádrian de Miranda Gomes - Geóloga (Unifesspa UFPR).

Às 18h, segue a programação com o tema “Espeleotemas fosfáticos em cavernas ferríferas de Carajás e uma nova ocorrência de esfeniscidita”, desenvolvido pelo Profº MSc. Alan Albuquerque da UFPA.

Outro tema que será abordado é sobre “Sulfatos e fosfatos em cavernas da Amazônia Oriental, Brasil”, ministrado pelo Profº MSc. Ricardo Lima - (Unifesspa/UNB).

Às 19h, os presentes entenderão sobre a “Petrografia e geoquímica de formações ferríferas bandadas e a gênese de cavernas da Serra Norte, Carajás, Pará”, palestra ministrada pelo Profº MSc. Soraia da Silva Abreu (UFPA).

O evento celebrará ainda a inauguração do prédio do Projeto Cavidades que será o futuro Museu de Geologia e Espeleologia.

O encerramento do evento será feito pela gestora do Projeto Cavidades (Vale S.A) – Daniele Freitas Gonçalves.