CTIC da Unifesspa implanta serviço de Outsourcing de Impressão

• Publicado: Segunda, 18 de Junho de 2018, 10h12
  • Última atualização em Segunda, 18 de Junho de 2018, 11h01
  • Acessos: 1985

Destaque Outsourcing de ImpressãoNo mês de janeiro deste ano foi iniciado o processo de implantação do outsourcing de impressão nas unidades acadêmicas e administrativas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), mediado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC).

Outsourcing é uma expressão em inglês normalmente traduzida para português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratadapara desenvolver uma certa área da empresa.

O outsourcing de impressão na Unifesspa consiste no uso compartilhado de impressoras e scanners pelos usuários da universidade. Mediante processo licitatório, contrata-se empresa, responsável pelo fornecimento de máquinas e suprimentos.

Este modelo é ambientalmente mais responsável que o atual, na medida em que reduz o consumo de papéis e de energia, bem como o volume de descarte de suprimentos, além de agregar mais funcionalidades disponíveis aos usuários, como a digitalização e a cópia de documentos. Também permite a racionalização das atividades administrativas ao reduzir o volume de licitações necessárias para prover os serviços de impressão, bem como dos respectivos contratos a serem geridos e das demais atividades administrativas correlatas, a exemplo da gestão de suprimentos e da gestão patrimonial dos equipamentos.

O processo de implantação começou pela Unidade I e II e prosseguiu para a Unidade III do campus de Marabá, além dos campi de Rondon do Pará, Xinguara, São Félix do Xingu e Santana do Araguaia.

Todas as Unidades da Unifesspa foram contempladas com as impressoras e durante a implantação foram fornecidos recursos como toner, papéis, além da própria impressora.

No processo de implantação foram identificados pontos de melhoria que estão sendo tratados pelo CTIC no intuito de otimizar os recursos de impressão da Unifesspa, como a necessidade de definição da política sobre o uso das impressoras da Unifesspa; Implantação da solução Active Directoy (AD) nas estações de trabalho e a atualização do parque computacional que usa Windows para a versão 10 ou superior.

Esta ação fortalece ainda mais o compromisso do CTIC em apoiar a Instituição no alcance de seus objetivos, disponibilizando proativamente os recursos para os servidores atenderem aos interesses institucionais.

Para mais informações, dúvidas, críticas ou sugestões entre em contato com CTIC pelos canais de atendimento, através da página: https://atendimento.unifesspa.edu.br ou pelo fone: (94) 2101 – 5945.