Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professora da Unifesspa faz palestra na UFMG sobre alfabetização de crianças cegas em contextos escolares

  • Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 10h49
  • Última atualização em Quinta, 21 de Junho de 2018, 09h29
  • Acessos: 1812

cartazufmgA professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) Kátia Regina da Silva foi palestrante convidada de edição de junho do Ceale Debate, evento realizado no último dia 19 de junho (terça-feira), no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha.

Ela abordou o tema Os processos de alfabetização e letramento de crianças cegas em contextos escolares Na palestra, Kátia Regina da Silva discutiu o tema a partir de resultados de sua pesquisa realizada em contextos escolares – salas de aulas regulares e Sala de Recursos Multifuncional.

Partindo da perspectiva de que a pessoa cega tem possibilidades de aprender e se desenvolver, como as crianças videntes, desde que criadas oportunidades de aprendizagem adequadas à sua condição sensorial, a pesquisa buscou conhecer e compreender os significados construídos sobre os eventos e práticas de letramento vivenciados por crianças com cegueira congênita em contexto sociocultural visuocêntrico.

Segundo a professora, “ao participarem [as crianças cegas] de situações de uso da escrita elas partilham saberes da cultura letrada, mesmo que enfrentem adversidades resultantes de um contexto sociocultural visuocêntrico, que exclui ou impede a inserção plena das pessoas cegas”. Ela explica que as crianças se apropriam de práticas letradas a partir da convivência com essas práticas em seus contextos familiares e escolares. Kátia defende que “a escola tem o papel de criar oportunidades para que a criança cega aprenda e desenvolva as suas potencialidades, colocando-se em condições de enfrentar as barreiras criadas pela cultura visual predominante em nossa sociedade”.

A professora da Unifesspa possui graduação em Pedagoria pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e é doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com informações da Ascom UFMG

Fim do conteúdo da página