Professora da Unifesspa faz palestra na UFMG sobre alfabetização de crianças cegas em contextos escolares

• Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 10h49
  • Última atualização em Quinta, 21 de Junho de 2018, 09h29

cartazufmgA professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) Kátia Regina da Silva foi palestrante convidada de edição de junho do Ceale Debate, evento realizado no último dia 19 de junho (terça-feira), no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha.

Ela abordou o tema Os processos de alfabetização e letramento de crianças cegas em contextos escolares Na palestra, Kátia Regina da Silva discutiu o tema a partir de resultados de sua pesquisa realizada em contextos escolares – salas de aulas regulares e Sala de Recursos Multifuncional.

Partindo da perspectiva de que a pessoa cega tem possibilidades de aprender e se desenvolver, como as crianças videntes, desde que criadas oportunidades de aprendizagem adequadas à sua condição sensorial, a pesquisa buscou conhecer e compreender os significados construídos sobre os eventos e práticas de letramento vivenciados por crianças com cegueira congênita em contexto sociocultural visuocêntrico.

Segundo a professora, “ao participarem [as crianças cegas] de situações de uso da escrita elas partilham saberes da cultura letrada, mesmo que enfrentem adversidades resultantes de um contexto sociocultural visuocêntrico, que exclui ou impede a inserção plena das pessoas cegas”. Ela explica que as crianças se apropriam de práticas letradas a partir da convivência com essas práticas em seus contextos familiares e escolares. Kátia defende que “a escola tem o papel de criar oportunidades para que a criança cega aprenda e desenvolva as suas potencialidades, colocando-se em condições de enfrentar as barreiras criadas pela cultura visual predominante em nossa sociedade”.

A professora da Unifesspa possui graduação em Pedagoria pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e é doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com informações da Ascom UFMG