Professora da Unifesspa faz palestra na UFMG sobre alfabetização de crianças cegas em contextos escolares
A professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) Kátia Regina da Silva foi palestrante convidada de edição de junho do Ceale Debate, evento realizado no último dia 19 de junho (terça-feira), no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha.
Ela abordou o tema Os processos de alfabetização e letramento de crianças cegas em contextos escolares. Na palestra, Kátia Regina da Silva discutiu o tema a partir de resultados de sua pesquisa realizada em contextos escolares – salas de aulas regulares e Sala de Recursos Multifuncional.
Partindo da perspectiva de que a pessoa cega tem possibilidades de aprender e se desenvolver, como as crianças videntes, desde que criadas oportunidades de aprendizagem adequadas à sua condição sensorial, a pesquisa buscou conhecer e compreender os significados construídos sobre os eventos e práticas de letramento vivenciados por crianças com cegueira congênita em contexto sociocultural visuocêntrico.
A professora da Unifesspa possui graduação em Pedagoria pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e é doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Com informações da Ascom UFMG
Redes Sociais