Unifesspa participa do lançamento oficial de editais que vão fortalecer a pós-graduação na Amazônia

• Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 13h29
  • Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2018, 16h29

Destaque Encontro editais da CapesAs instituições com Programas de Pós-Graduação (PPGs) recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) da Região Norte do Brasil e do Estado do Maranhão podem se inscrever, desde o dia 4 de junho, nos editais do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad/Amazônia) e do Professor Visitante Nacional Sênior na Amazônia (PVNS – Amazônia).

O lançamento oficial dos editais foi realizado no último dia 21 de junho, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UFPA), em Belém, e contou com a presença do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Baeta Neves e de reitores da região Norte, entre eles, o reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Maurílio Monteiro.

Ambos os editais fazem parte de um conjunto de reivindicações materializado na "Carta de Rio Branco", 2016, iniciativa conduzida pelo Fórum de Reitores da Região Norte e que contou com importante protagonismo da Unifesspa, com especial destaque a colaboração do gestor da universidade à época, Prof. Dr. Renato Francês. Além de elaborar muitas das propostas que compuseram a “Carta de Rio Branco”, Renato Francês colaborou de maneira decisiva na Comissão instituída pela Capes, discutindo e propondo soluções que reduzam as assimetrias regionais, fortalecendo a pesquisa, pós-graduação e inovação na Amazônia Legal.

Editais

O Procad/Amazônia e o PVNS-Amazônia receberão, até às 14h59min do dia 16 de julho de 2018, a inscrição de projetos conjuntos de ensino e pesquisa que aprimorem a formação pós-graduada visando à melhoria da qualidade dos PPGs e a diminuição das assimetrias regionais, observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG, conforme diretrizes do Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020, propiciando também a realização de estudos ou pesquisas de alto nível a professores-pesquisadores de consagrado mérito científico e reconhecida experiência acadêmica, respectivamente.

A submissão das propostas deverá ser feita pelo proponente/coordenador por meio eletrônico, à Capes no Formulário Online encontrado em: https://inscricao.capes.gov.br/individual

O edital do Procad Amazônia é ofertado a todos os PPGs das Instituições de Ensino Superior da Região Norte e do Maranhão, com o objetivo de estimular a interação científico-acadêmica e a criação de novas linhas de pesquisa nos PPGs participantes da cooperação, além de promover a mobilidade de docentes e discentes de graduação e pós-graduação com as equipes de pesquisa envolvidas no projeto, entre outros benefícios.

Os projetos deverão se caracterizar pela implantação de redes de cooperação acadêmica no País para o fortalecimento de PPGs em áreas e/ou linhas de pesquisas novas ou em andamento, pertencentes às Instituições dos estados citados. Cada projeto deverá contar, necessariamente, com três equipes que devem pertencer a PPGs de diferentes Instituições, considerando que o PPG proponente (nota 3) deverá ter sido obrigatoriamente submetido à Avaliação Quadrienal 2013/2016.

Os projetos terão vigência de 5 anos, sendo que os repasses serão realizados para contemplar 4 anos de execução.

Para custeio, o Procad contempla: R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) para os projetos da Linha 1; e R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) para os projetos da Linha 2.

Já as bolsas estão assim distribuídas: Estágio pós-doutoral no País, Professor Visitante no Exterior Júnior e Sênior, Doutorado Sanduíche no Exterior, Jovem Talento com Experiência no Exterior, além do Auxílio-moradia.

edital do Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS Amazônia) tem, entre outros, o objetivo de apoiar a execução dos estudos e pesquisas pelo Professor Visitante Nacional Sênior, além de propiciar a ampliação e a qualificação da produção do conhecimento científico.

Visa ainda, contribuir para o desenvolvimento de planos, programas e projetos que propiciem a implementação das ações institucionais de articulação das redes de cooperação a serem apoiadas pelo Procad/Amazônia.

As atividades de formação de equipes de docentes -pesquisadores como o núcleo das programações a serem cumpridas nas Instituições de Ensino e Pesquisa dos estados da Região Norte e do estado do Maranhão, em função dos estudos ou pesquisas desenvolvidas pelos Professores Visitantes Nacionais Seniores. Dessa forma, são valorizadas, além das atividades de pós-graduação, as de graduação e formação de professores para a educação básica, respeitando o princípio de que o aprimoramento do sistema de ensino superior do País, entre outros aspectos, pressupõe uma integração efetiva desses níveis de ensino e atividades acadêmicas.

O programa prevê, nesta chamada, a concessão de até 36 bolsas de Professor Visitante Nacional Sênior-Amazônia no valor de R$ 8.905,42 (oito mil, novecentos e cinco reais e quarenta e dois centavos) mensais, sendo um total de até 4 bolsas por projeto institucional.

Para mais informações do Procad-Amazônia acesse o edital através do link http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/1062018-Edital_21_PROCAD-Amazonia.pdf

E para obter informações sobre o edital do PVNS - Amazônia acesse o link http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/04062018-EDITAL-20-PVNS-AMAZ%C3%94NIA-VERS%C3%83O-FINAL.pdf