Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa promove 1ª Gincana de Saúde em escola pública de Marabá

  • Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 17h16
  • Última atualização em Terça, 26 de Junho de 2018, 17h03
  • Acessos: 3700

FOLDER 1ª GINCANA SAÚDE NA ESCOLA DE MARABÁCerca de 400 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mendonça Vergolino participam, nesta terça-feira (26), da 1ª Gincana Saúde na Escola de Marabá, um programa de extensão desenvolvido por professores e alunos da Universidade Federal do sul e sudeste do Pará (Unifesspa). O projeto,  promovido pela Faculdade de Saúde Coletiva, tem a coordenação da Profa. Dra. Ana Cristina Viana Campos, e conta com a colaboração de outros professores do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB).

O objetivo é promover a educação em saúde nas escolas públicas de Marabá, atingindo centenas de crianças e jovens. A experiência de uma gincana da saúde no ambiente escolar é motivada pela necessidade de aproximação dos alunos a temas relevantes da saúde, a exemplo da prevenção e combate às drogas, gravidez na adolescência, prevenção às DSTs, entre outras temáticas como combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos, Prevenção das violências e dos acidentes; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil.

Durante todo o dia, serão realizadas diversas atividades com alunos do 3º ao 5º ano da escola, com provas competitivas que abordarão os temas de saúde, permitindo muito aprendizado e acesso à informação. Os alunos serão divididos em equipes e ao final das atividades será feita a contagem dos pontos com premiação das equipes vencedoras.

Provas como Tato e Olfato, “Show do milhão da saúde”, Soletrando da saúde na escola, Forca da saúde na escola e Avaliação da torcida vão garantir a animação da competição e promover o engajamento dos alunos com temas da saúde, fortalecendo o aprendizado e integração social.

A expectativa do projeto é que o contato entre alunos de graduação e escolares seja enriquecedor para ambas as partes, tanto na aproximação entre a universidade e a sociedade, bem como na descoberta de novas relações de amizade, cuidado e parceria para futuros estágios curriculares e campo de atuação profissional. O objetivo geral deste programa de extensão é realizar ações de educação em saúde em seis escolas públicas selecionadas para integrarem a rede de ações do Programa Saúde nas Escolas (PSE) de Marabá, durante um período de dois anos.

Fim do conteúdo da página