Estudantes com transtorno de aprendizagem e TDAH recebem apoio da Unifesspa

• Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 10h07
  • Última atualização em Segunda, 16 de Julho de 2018, 17h15

Destaque PaaeA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) através da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e da Diretoria de Planejamento e Projetos Educacionais (Dproj/Proeg), em parceria com o Departamento de Apoio Psicossociopedagógico (Dapsi/Drens) lançou edital, no âmbito do Programa de Apoio Acadêmico Específico (Paae), objetivando oferecer apoio acadêmico a alunos regularmente matriculados nos cursos do campus de Marabá da Unifesspa, possibilitando ao estudante universitário formação acadêmica sintonizada com a perspectiva da sociedade inclusiva, além de contribuir para a redução do tempo médio de permanência dos discentes no curso, colaborando para redução das taxas de evasão e desempenho acadêmico insatisfatório dos alunos, por razões de dificuldades do TA ou TDAH.

O público alvo são os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação ofertados no Campus de Marabá/Unifesspa, denominados “discentes apoiados”, que fazem jus ao auxílio do apoiador em função das dificuldades no desenvolvimento educacional em decorrência dos seguintes transtornos: transtornos de Aprendizagem (TA): Transtorno da Matemática (discalculia), Transtorno da Leitura (dislexia), Transtorno da Expressão Escrita (disgrafia ou disortografia) e/ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Para verificação da pertinência da demanda o aluno deverá apresentar ao Dapsi - laudos médicos e ou laudos e relatórios de equipe multiprofissional.

Estarão aptos a participar do Processo de Seleção de Discente Apoiador os alunos que atendam aos seguintes critérios: ser estudante oriundo da rede pública ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, de acordo com a prioridade estabelecida no artigo 5º do Decreto 7234/2010; declarar que dispõe de pelo menos 12 horas semanais para dedicação às atividades do Paae, no turno definido no edital de seleção; estar regularmente matriculado em curso de graduação da Subunidade Acadêmica da Unifesspa, em que houver estudante participante como público alvo do Paae, de acordo com a definição do edital de seleção, e apresentar desempenho acadêmico de acordo com o estipulado no edital de seleção; não ser bolsista (remunerado ou voluntário) de qualquer natureza. Não se inclui nesse item os beneficiários do Programa Bolsa Permanência do MEC ou da Assistência Estudantil.

A contratação do discente apoiador será feita de acordo com o período letivo do curso que o discente apoiador estiver vinculado, observando a vigência dos períodos letivos determinadas no calendário acadêmico 2018 em vigência. O discente apoiador aprovado no processo de seleção fará jus a uma bolsa no valor de R$ 400 reais mensais, paga com recurso do Pnaes.

A cada semestre, após a implantação plena do Paae, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) fará uma avaliação dos resultados obtidos.

"Os programas Paind, Paequi e Paae, como seus próprios nomes sinalizam, objetivam contribuir de forma efetiva para a permanência, com sucesso, do aluno indígena, quilombola e dos estudantes com transtorno de aprendizagem e TDAH e; além disto, proporcionar condições de aprendizagem para toda a comunidade acadêmica, que, na relação com estes estudantes, tem ampliada a possibilidade de aprendizagem nos aspectos culturais e, sobretudo, humanos. Temos o orgulho de dizer que a Unifesspa é plural, pois, dentre nossos alunos com vínculo ativo, mais de 60% são pretos/pardos. Além disto, temos mais de 90 indígenas, mais de 80 quilombolas e também há discentes que apresentam transtorno de aprendizagem e TDAH. A Unifesspa aplica uma política claramente defensora do respeito à ética e à diversidade étnica, cultural e biológica. Neste sentido, além de possibilitar condições efetivas em relação ao ingresso no ensino superior, de grupos e populações sub-representadas o que efetivamente já é uma realidade na Unifesspa há anos, através da aprovação de resoluções em seus Conselhos Superiores, precisamos criar condições objetivas de contribuir com o percurso acadêmico destes alunos, que precisam ser reconhecidos em suas especificidades e em seus direitos. Desta forma, nos diversos projetos vinculados aos programas Paind, Paequi e Paae, discentes sob a coordenação de professores da Unifesspa atuarão conjuntamente com os alunos dos grupos já citados, visando contribuir para o percurso acadêmico, mas, para além disto, visando contribuir fundamentalmente para a consolidação de uma cultura de valorização da alteridade e do respeito à diversidade", argumentou o pró-reitor de Ensino de Graduação Elias Fagury.

Para obter mais informações, é só acessar o edital completo através do link https://proeg.unifesspa.edu.br/images/2018/Edital-n-14_2018--PROGRAMA-DE-APOIO-ACADMICO-ESPECFICO--PAAE.pdf, ou ligar para o fone da Proeg: (94) – 2101.7132.