Aberta programação da I Semana Acadêmica de Física

• Publicado: Terça, 03 de Julho de 2018, 16h30
  • Última atualização em Quinta, 05 de Julho de 2018, 10h56

Destaque Semana de FísicaA abertura da programação da I Semana Acadêmica de Física realizada na Unidade II, do Campus de Marabá, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) aconteceu nesta segunda-feira, (02/07) e contou com a presença de alunos, professores e técnicos administrativos.

Este evento é uma demanda dos estudantes de Física para compreender melhor o papel da ciência na sociedade atual, realizado pela Faculdade de Física da Unifesspa e conta com a colaboração de todos os docentes da Faculdade. Em sua primeira edição o evento, que acontece dos dias 2 a 6 de julho de 2018, tem como tema “A Ciência como instrumento norteador da prática docente” que vai possibilitar a discussão e a troca de conhecimentos, permitindo aos participantes desenvolver novas formas de apoio aos futuros professores e cientistas.

A I Semana Acadêmica é um evento científico que visa realizar a integração dos estudantes do curso de Física e o meio acadêmico com ações que fomentam a pesquisa na Unifesspa e a colaboração com outras universidades, institutos tecnológicos, além de instituições públicas e privadas.

O evento foi dividido em três eixos: palestras ministradas abordando temas atuais de pesquisas; minicursos em que os temas atuais de pesquisas podem ser tratados com mais detalhes, além de painéis e apresentações de trabalhos pelos estudantes de graduação e pós-graduação, complementando o desenvolvimento acadêmico e científico dos estudantes de física e de modo geral, dos alunos das áreas afins.

36506471 1327809657321874 1688827878621315072 n

No dia 02 de julho, às 8h30 aconteceu a mesa de abertura. Compuseram a mesa de abertura a Profª. Drª. Joana Luiza Pires Siqueira, diretora do Instituto de Ciências Exatas (ICE); Elias Fagury Neto, Pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg); Edney Ramos Granhen, diretor da Faculdade de Física (Fafis); Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo, diretor de Assistência e Integração Estudantil (Daie) da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex); a Prof.ª Dr.ª Cindy Stella Fernandes, Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) e o Prof. Dr. Érico Raimundo Pereira de Novais, da comissão organizadora do evento. Ainda pela manhã houve a palestra sobre Exoplanetas explorando o Universo em busca de novas terras, ministrada pelo Prof. Dr. Leonardo Andrade de Almeida.

À tarde foram realizados os minicursos - Desenvolvimento de jogos para o ensino de Física, ministrado pelo Prof. Dr. Tiago Carvalho Martins e o Simulação computacional voltada para área atômica e molecular, ministrado pelo Prof. Dr. Herbert de Castro Georg. No fim da tarde foi a vez da palestra - As tecnologias digitais no ensino de Física, ministrada pelo Prof. Dr. Luíz Moreira Gomes e Estrutura eletrônica de moléculas em solução, ministrada pelo Prof. Dr. Herbert de Castro Georg.

Na terça-feira, dia 03 de julho, no período da manhã aconteceu a palestra - Uma breve e bela história de Stephen Hawking, ministrada pelo Prof. Dr. Edney Ramos Granhen e apresentação de pôsteres. À tarde teremos a continuação dos minicursos - Desenvolvimento de jogos para o ensino de Física e Simulação computacional voltada para área atômica e molecular. A partir das 17h haverá as palestras - Estudo da rotação diferencial de estrelas anãs M, ministrada pela Profa. Dra. Maria Liduína das Chagas e Sistemas binários de alta massa e sua conexão com as ondas gravitacionais, ministrada pelo Prof. Dr. Leonardo Andrade de Almeida.

WhatsApp Image 2018 07 03 at 9.37.55 AM

No dia 4 de julho, quarta-feira, haverá a palestra - Uma introdução ao skyrmion Magnético, ministrada pelo Prof. Dr. Érico Raimundo Pereira de Novais, apresentação de pôsteres, e os minicursos - A importância dos potências eletromagnéticos na Eletrodinâmica Clássica, ministrado pelo Prof. Dr. Carlos André Bahia e Introdução à Física Médica, ministrado pelo Prof. Dr. José Elisandro de Andrade; além das palestras - Entre a Terra, a Lua e os Asteróides, ministrada pelo Prof. Dr. Saymon Henrique Santos Santana e Mecânica estatística e suas aplicações, ministrada pelo Prof. Dr. Thiago Rafael da Silva Moura.

No dia 6 de julho, sexta-feira, pela manhã teremos a palestra - Electron transport in carotenoid derivatives: From ohmic to rectifying behavior, ministrada pelo Prof. Dr. Rodrigo do Monte Gester; os minicursos - Produção e caracterização de vidros, ministrado pela Profa. Dra. Andrea de Lima Ferreira Novais; Introdução à Astronomia e Astrofísica e Métodos computacionais em Física e às 14h acontece o encerramento do evento.No dia 5 de julho, quinta-feira, pela manhã, haverá a palestra - Física aplicada à Engenharia, ministrada pela Profa. Dra. Edilma Pereira Oliveira e os minicursos - Produção e caracterização de materiais para aplicação na tecnologia e na medicina, ministrado pela Profa. Dra. Andrea de Lima Ferreira Novais; Introdução à Astronomia e Astrofísica, ministrado pela Profa. Dra. Maria Liduína das Chagas; Métodos computacionais em Física, ministrado pelo Prof. Dr. Tiago Rafael da Silva Moura. No horário da tarde teremos a continuação dos minicursos - Sobre a importância dos potências eletromagnéticos na Eletrodinâmica Clássica e Introdução à Física Médica. Logo após os minicursos haverá a palestra - Simulação computacional de sistemas em nanoescala, ministrada pelo Prof. Dr. Tarciso Silva de Andrade Filho e A importância do estágio supervisionado, ministrada pelo Prof. Dr. José Amilton de Souza.

Mais informações podem ser acessadas através da página da Faculdade de Física da Unifesspa pelo endereço: https://fafis.unifesspa.edu.br/, e/ou pelo link: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/saf e/ou pelo fone: (94) 2101-5922.

DSC 0059 web