Servidores da Unifesspa participam de curso sobre Educação Financeira

• Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 11h51
  • Última atualização em Quinta, 23 de Agosto de 2018, 09h27
  • Acessos: 2094

Curso sobre Educação Financeira 1Os servidores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participaram do curso de Educação Financeira ministrado pelos professores André Picolli e Silvânia Onça. O curso que faz parte do projeto de extensão: “Grupos de Estudos em Psicologia Econômica e Empreendedorismo" foi ministrado na Sala 02, do Instituto de Linguística, Letras e Artes (Illa), nos dias 13 a 17 de agosto.

O professor André Picolli relata que esta capacitação foi “uma solicitação vinda dos próprios servidores quando souberam que nós iriamos fazer um curso de educação financeira para os funcionários terceirizados da Unifesspa. Como esse é um projeto de extensão e a ideia é atingir a vários segmentos da sociedade de Marabá, decidimos começar a realizar os cursos internamente na universidade para em seguida, expandir às pessoas de fora da Universidade”, completou.

Para o professor, a grande importância da Educação Financeira consiste no fato de que ela pode nos ajudar a conseguir maior equilíbrio na vida, pois tudo que conhecemos envolve dinheiro de um modo ou de outro, dentro da nossa sociedade. Um exemplo disso, disse ele, é a própria questão da saúde mental, em que uma pessoa com desequilíbrio financeiro tem maiores chances de adoecer emocionalmente, o mesmo acontece com relacionamentos, por exemplo, problemas financeiros podem não ser a causa de divórcios ou problemas familiares, mas com certeza intensificam esses conflitos.

Durante o curso, os servidores ouviram sobre as perspectivas de investimentos para se garantir um futuro promissor. Segundo Picolli, a questão de investimentos está diretamente ligada aos desejos de cada pessoa. “Os desejos, metas de vida e planejamentos variam de pessoa para pessoa, por isso, a questão de investimentos precisa ser personalizada. O que pode ser um excelente investimento para um pode ser um péssimo investimento para outro”, argumentou.

O palestrante destacou ainda que o brasileiro via de regra não recebe educação financeira, logo não foi educado para poupar ou para fazer investimentos. “Assim, infelizmente a maioria das pessoas apenas vive um dia após o outro, gastando o dinheiro que ganha sem fazer grandes planejamentos para o futuro”, destacou.

O professor enfatizou durante os dias de curso que “como as pessoas não recebem praticamente nenhuma educação financeira são facilmente influenciadas por técnicas voltadas para estimular o consumo excessivo e o gasto elevado”.

Ele ressaltou ainda que “o que faz a pessoa se endividar é a falta de conhecimento sobre si aliada a falta de conhecimento sobre finanças. Isso leva a comportamentos inadequados como compra por impulso, desperdício, gastos desnecessários, entre outros. O crédito parcelado, não é em si nem bom nem ruim, as pessoas é que precisam aprender a utilizar o que está disponível para elas no mercado”, afirmou.

A ideia é disponibilizar o curso para os vários segmentos da sociedade marabaense. Assim, a proposta é que ocorram várias turmas junto a diversas instituições na região de Marabá.

Segundo o professor André Picolli, “a principal lição que se tira quando se estuda sobre Educação Financeira é que nunca se sabe o suficiente e sempre é necessário buscar mais conhecimentos para garantir uma adequada saúde financeira, visto que o mundo está em constante mudança, também precisamos estar constantemente nos atualizando quando o assunto são finanças pessoais”, concluiu o ministrante.

Educação Financeira 2