Professores da Unifesspa ministram palestras em Seminário sobre Trabalho Infantil

• Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 10h56
  • Última atualização em Terça, 28 de Agosto de 2018, 16h05

SeminarioPsicologiaTrabInfantOs professores do curso de Psicologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Lúcia Cristina Cavalcante, Mayara Barbosa Sindeaux Lima e Normando José Queiroz Viana são os palestrantes convidados do I Seminário Técnico sobre Trabalho Infantil, realizado nesta terça-feira (28), no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP).

O evento acontece nesta terça-feira (28) e faz uma discussão importante sobre trabalho infantil, reunindo estudantes, professores, servidores públicos e demais representantes da sociedade civil interessados em discutir esta temática. Com o tema Trabalho Infantil: quebre essa corrente, o objetivo do evento é trazer à tona questões que envolvem a (des)naturalização do trabalho infantil na região.

O professor Normando Viana oferta o minicurso “Ferramentas para intervenção psicossociais em situações de trabalho infantil”, na Sala 14 do CEUP, das 14 às 18h. Na sala 15, no mesmo horário, a professora Mayara Barbosa apresenta o minicurso “Desenvolvimento infanto-juvenil em situação de trabalho produtivo precoce. Enquanto no auditório do CEUP, a professora Lúcia Cavalcante oferta o minicurso “Implicações do trabalho infantil para a aprendizagem escolar”.

Sobre os palestrantes

A professora Lúcia Cavalcante, atual coordenadora do curso de Psicologia da Unifesspa, é doutora em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento (2015) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência de pesquisa na área de Psicologia Educacional e Escolar (Aprendizagem e Desempenho Acadêmico), Psicologia da Saúde e Psicologia experimental.

A Professora Mayara Barbosa é doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (PPGTPC/UFPA). Possui experiência profissional como docente em Instituições de Ensino Superior e como psicóloga nas área de Saúde e Educação. O professor Normando Viana é doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e consultor em projetos no âmbito da Política Nacional da Assistência Social - PNAS. Tem experiência na área, com ênfase em cognição social e psicologia social e comunitária atuando, principalmente, em temas como: cognição, consciência, autoconsciência, gênero, sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos.