Naia da Unifesspa é parceira do encontro do “Plano Existir” que acontece esta semana em Marabá

• Publicado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 09h49
  • Última atualização em Terça, 04 de Setembro de 2018, 09h52

Destaque Família e CidadaniaNesta terça e quarta-feira (04 e 05/09), será realizado no Centro de Convenções e Eventos de Marabá, o encontro do Plano Existir que terá como tema “Família e Cidadania – pilares para inclusão”.

O evento promoverá espaços de diálogo entre as pessoas com deficiência, suas famílias, instituições da sociedade civil, profissionais e gestores de órgãos públicos e terá como foco os direitos das pessoas com deficiência, além de divulgar os serviços de saúde, assistência social e educação voltados para este público.

O Plano Existir, lançado em 2002, busca a articulação dos órgãos públicos e da sociedade em geral, com o intuito de garantir a efetivação das políticas de inclusão e da cidadania das pessoas com deficiência. Uma das ações do Plano existir é a realização de eventos como o encontro que será realizado nestes dois dias em Marabá.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia), é uma das parceiras para a realização do encontro e convida a comunidade acadêmica para participar deste importante momento.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site: https://goo.gl/forms/iuFCvoctIv2p9kVq1

Confira a Programação:

8h30 – Abertura – Mesa de autoridades

9h15 – Apresentação cultural - Grupo de Cordas da Fundação Casa da Cultura de Marabá

9h30 – Palestra – “Cidadania e Sociedade Inclusiva” - Scheilla de Castro Abbud Vieira – Mestre em Ciências da Educação;

10h50 – Mesa-Redonda: Procedimentos para garantia dos direitos da pessoa com deficiência – apresentação do Guia de Serviços em Marabá. Aracélia Vieira – Advogada, conselheira da OAB Subseção Marabá, integra o Conselho Municipal dos direitos da pessoa com deficiência Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo - Prof. Dra. da Faculdade de Ciências da Educação; Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Integrante da Coordenação da Rede do Plano Existir em Marabá.

12h10 - Intervalo para almoço

14h00 – Painel: Avanços e desafios para que a família seja protagonista no desenvolvimento da pessoa com deficiência José Monteiro dos Santos – Presidente do Conselho Municipal da pessoa com deficiência de Parauapebas Nacélio Souza Madeiro – presidente do Conselho Municipal da pessoa com deficiência Marli Siqueira Fronchetti Hugo de Araújo Freire - Professor do CAES/SEMED/Marabá Coordenadora: Luciana Bezerra Gianase – Professora Dra. Faculdade de Psicologia da Unifesspa

15h20 – Mesa Temática – Educação – Tema: Inclusão escolar e os desafios para atuação em rede no município de Marabá Aracy Pereira Cruz Santana – Esp. em Psicopedagogia e Educação Especial: deficiência intelectual Valena Miranda Mesquita – Esp. em Gestão de Recursos Humanos, Graduação com Habilitação em Educação Especial, Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional Debatedora: Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo

16h40 – Mesa Temática - Assistência Social - Tema: Proteção social às pessoas com deficiência: quais são os programas, serviços e benefícios e a forma de acesso